EFEITO DA UTILIZAÇÃO DE TRÊS INTERVALOS DE OBSERVAÇÕES SOBRE A PRECISÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS NO ESTUDO DO COMPORTAMENTO INGESTIVO DE VACAS LEITEIRAS EM PASTEJO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1205Palavras-chave:
Produção AnimalResumo
Avaliaram-se três escalas de intervalo entre observações para determinar o comportamento ingestivo de vacas leiteiras. Foram utilizadas dez vacas mestiças ¾ holandês x ¼ zebu com peso corporal médio de 450 kg. Desenvolveu-se o experimento na Fazenda Princesa do Mateiro, no município de Ribeirão do Largo no estado da Bahia, no mês de junho de 2006. Empregou-se o delineamento inteiramente casualizado e utilizaram-se medidas repetidas com dez unidades amostrais por tratamento. Os tratamentos consistiram no seguinte: dez observações na escala de dez minutos; dez observações na escala de vinte minutos; e dez observações na escala de trinta minutos. Os tempos de pastejo, ruminação e ócio não diferiram estatisticamente (P>0,05) entre as escalas testadas. O número de períodos de pastejo, número de períodos de ruminação não apresentaram diferenças (P>0,05) entre as escalas de dez e vinte minutos. O número de períodos de ócio obtido nos intervalos de 20 e 30 minutos foi diferente (P<0,05) daqueles obtidos na escala de dez minutos. O tempo de duração dos períodos pastejo e ruminação, obtido na escala de dez minutos de intervalo, foi diferente (P<0,05) daquele obtido nas escalas de vinte e trinta minutos. O tempo de duração do período de ócio foi estatisticamente igual (P>0,05) para os intervalos de dez e vinte minutos, e ambos diferiram daquele obtido com trinta minutos. Estudos visando determinar o comportamento ingestivo de bovinos podem ser realizados com um número de animais variável. Recomenda-se o máximo de dez minutos quando o alvo dos estudos for as séries discretas das atividades supracitadas.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento ingestivo, intervalos de observação, metodologia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).