EFEITO DE DOSES DE Lactobacillus buchneri “CEPA NCIMB 40788” SOBRE AS PERDAS NOS PERÍODOS DE FERMENTAÇÃO E PÓS-ABERTURA DA SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS DE MILHO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1196Palavras-chave:
Nutrição animalResumo
Objetivou-se avaliar o efeito do Lactobacillus buchneri (cepa NCIMB 40788) nas silagens de grãos úmidos de milho tratadas com quatro doses do inoculante (5x104, 1x105, 2x105 e 4x105 UFC/g de massa ensilada) mais o grupo-controle. Determinaram-se as perdas durante a fermentação, e durante a exposição aeróbia avaliaram-se os teores de MS, de nitrogênio amoniacal, valores de pH e contagem de fungos e leveduras. Constatou-se que a inclusão do L. buchneri nas silagens de grãos úmidos de milho não influenciou os parâmetros avaliados na fermentação, registrando-se valores médios de pH (4,2), perda por gases (2,68%) e por efluente (2,56 kg/t de silagem) e RMS (98,42%). No entanto, durante a exposição aeróbia, as silagens inoculadas com doses a partir de 1x105 UFC/g de massa ensilada mostraram-se mais estáveis, aumentando de 68 h (controle) para 239,3 h (dose de 1x105 UFC/g de massa ensilada) o tempo de quebra da estabilidade. A inoculação da silagem de grão úmido de milho com dose de L. buchneri de 1 x 105 UFC/g de massa ensilada mostrou-se eficaz no controle de leveduras e fungos e promoveu aumento na estabilidade aeróbia. Doses superiores às supracitadas possuem efeito benéfico, no entanto tem-se de considerar a relação custo–benefício.PALAVRAS-CHAVES: Aditivos, ensilagem, estabilidade, fermentação, perdas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
REIS, R. A.; ALMEIDA, E. de O.; SCHOCKEN-ITURRINO, R. P.; JANUSCKIEWICZ, E. R.; BERNARDES, T. F.; ROTH, A. P. de T. P. EFEITO DE DOSES DE Lactobacillus buchneri “CEPA NCIMB 40788” SOBRE AS PERDAS NOS PERÍODOS DE FERMENTAÇÃO E PÓS-ABERTURA DA SILAGEM DE GRÃOS ÚMIDOS DE MILHO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 923–934, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1196. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1196. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).