EFEITO DO JEJUM PÓS-ECLOSÃO SOBRE PINTOS DE CORTE PROVENIENTES DE OVOS LEVES E PESADOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i4.1194Palavras-chave:
Produção de AvesResumo
Este estudo analisou o efeito do jejum pós-eclosão sobre o peso corporal e pesos do fígado, coração e saco de vitelo de pintos provenientes de ovos leves de matrizes jovens (29 semanas) e de ovos pesados de matrizes velhas (60 semanas). Foi analisado o efeito de três regimes alimentares (alimentação com água e ração, jejum de água e ração e jejum de ração), da duração do jejum (24, 48 e 72 horas), e de dois pesos de ovos (leves ou pesados), e as suas interações. O jejum afetou os pesos corporal e dos órgãos. Pintos de ovos pesados perderam mais peso e absorveram mais o saco de vitelo que os pintos de ovos leves. O efeito do jejum sobre os pesos corporal e do fígado ocorreu com 24 horas, e sobre o peso do coração com 72 horas.PALAVRAS-CHAVES: Idade da matriz, jejum, órgãos, peso corporal.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2009-12-17
Como Citar
RICCARDI, R. R.; MALHEIROS, E. B.; BOLELI, I. C. EFEITO DO JEJUM PÓS-ECLOSÃO SOBRE PINTOS DE CORTE PROVENIENTES DE OVOS LEVES E PESADOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 4, p. 1013–1020, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i4.1194. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1194. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).