PERITÔNIO DE BOVINO COMO BANDAGEM EM QUEIMADURAS CUTÂNEAS EXPERIMENTAIS EM COELHOS

Autores

  • Camila Araujo Busnardo UFU
  • Patrícia Maria Coletto Freitas UFES
  • Duvaldo Eurides UFU
  • Guilherme Ronceti Raft
  • Louisiane de Carvalho Nunes UFES
  • Marcelo Emílio Beletti UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.1167

Palavras-chave:

cirurgia animal

Resumo

Foram avaliados os aspectos macroscópicos e histológicos de queimaduras cutâneas de coelhos tratadas com peritônio de bovino conservado em glicerina a 98%. Em dezesseis animais delimitaram-se duas áreas de 2,5cm de diâmetro na pele da região dorsal do tórax, sendo uma no antímero direito e outra no esquerdo. A pele das áreas demarcadas foi removida com exposição da fáscia muscular e as feridas cauterizadas com termocautério. Sobre as queimaduras do antímero direito, aplicou-se um segmento de 3,0 x 3,0cm de peritônio de bovino conservado em glicerina. Envolveram-se as feridas com gaze e atadura de crepom, sendo que se umedeceu a submetida ao enxerto com solução fisiológica 0,9% (grupo tratado) e a do antímero esquerdo com água destilada (grupo controle). Trocaram-se os curativos diariamente para avaliações, decorridos três, sete, quatorze e vinte e um dias de pós-operatório (PO). O curativo com peritônio se desprendeu das feridas decorridos, em média, vinte dias de PO. A bandagem xenogênica em queimaduras cutâneas em coelhos ocasiona ausência de exsudação e oclusão da ferida e promove formação de uma cicatriz organizada com menor intensidade de tecido de granulação.

PALAVRAS-CHAVES: Cicatrização, feridas, membrana biológica, pele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Araujo Busnardo, UFU

Mestre em Ciências Veterinárias - Saúde Animal

Patrícia Maria Coletto Freitas, UFES

Professor adjunto. Doutora. Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Alegre, ES.

Duvaldo Eurides, UFU

Professor titular. Doutor. Faculdade de Medicina Veterinária/UFU

Guilherme Ronceti Raft

Médico Veterinário Autônomo

Louisiane de Carvalho Nunes, UFES

Professor adjunto. Doutora. Departamento de Histologia e Patologia Veterinária/UFES

Marcelo Emílio Beletti, UFU

Professor titular, Doutor. Centro de Ciências Biomédicas/UFU

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

BUSNARDO, C. A.; FREITAS, P. M. C.; EURIDES, D.; RAFT, G. R.; NUNES, L. de C.; BELETTI, M. E. PERITÔNIO DE BOVINO COMO BANDAGEM EM QUEIMADURAS CUTÂNEAS EXPERIMENTAIS EM COELHOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 823–828, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.1167. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1167. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária