NOTA CIENTÍFICA: CICLO ERRÁTICO DE Ascaridia galli (SCHRANK, 1788) EM OVO DE GALINHA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i1.1166Resumo
Neste relato, um helminto adulto da espécie Ascaridia galli foi encontrado no albúmen de um ovo de galinha para fins de consumo, sendo submetido à identificação na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), em Campos dos Goytacazes, RJ. O ciclo errático deste parasita tem sido notificado e provavelmente a migração de espécimes adultos seja mais comum do que os pesquisadores acreditam. O problema adquire maior importância pelo fato de a espécie A. galli ter associação com a disseminação de salmonelose, o que reforça a necessidade da aplicação de esquemas de prevenção e controle da ascaridíase em criações domésticas de aves objetivando a produção de ovos para consumo. PALAVRAS-CHAVE: Ascaridia galli, galinha, ovo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-04-20
Como Citar
MACHADO, H. H. S.; LEMOS, L. da S.; ALMEIDA, L. G. de; MATTOS JÚNIOR, D. G. de. NOTA CIENTÍFICA: CICLO ERRÁTICO DE Ascaridia galli (SCHRANK, 1788) EM OVO DE GALINHA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 147–149, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i1.1166. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1166. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Nota Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).