UTILIZAÇÃO DO FARELO DE CANOLA EM RAÇÕES PARA POEDEIRAS COMERCIAIS FORMULADAS COM BASE EM AMINOÁCIDOS TOTAIS E DIGESTÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i1.1163Resumo
O experimento teve por objetivo avaliar o efeito da inclusão do farelo de canola em rações para poedeiras comerciais, formuladas com diferentes recomendações de aminoácidos. Foram utilizadas 144 poedeiras comerciais, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado com três repetições de seis aves cada, em esquema fatorial 2 x 4, constituído da combinação de duas recomendações de aminoácidos (totais e digestíveis) e quatro níveis de inclusão do farelo de canola (0%, 4%, 8% e 12%). Durante quatro ciclos de 21 dias, avaliaram-se o desempenho e nos dois últimos dias de cada ciclo a qualidade dos ovos. As aves que receberam a ração formulada com aminoácidos digestíveis apresentaram menor massa de ovos e pior conversão alimentar (P<0,05). O farelo de canola pode ser incluído em até 8% da ração sem prejuízo ao desempenho e qualidade da casca dos ovos. Na região de condução da pesquisa o custo do farelo de canola onerou o custo da ração. PALAVRAS-CHAVE: Alimento alternativo, desempenho, nutrição, qualidade de ovosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-04-20
Como Citar
CASARTELLI, E. M.; JUNQUEIRA, O. M.; FILARDI, R. da S.; LAURENTIZ, A. C. de; ASSUENA, V.; PILEGGI, J.; MOREIRA, L. P. D. C. de C. UTILIZAÇÃO DO FARELO DE CANOLA EM RAÇÕES PARA POEDEIRAS COMERCIAIS FORMULADAS COM BASE EM AMINOÁCIDOS TOTAIS E DIGESTÍVEIS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 95–104, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i1.1163. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1163. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).