COMPORTAMENTO INGESTIVO DE EQÜINOS EM PASTEJO SOBRE DIFERENTES DOSSÉIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v8i1.1162Resumo
Investigou-se o comportamento de eqüinos em pastejo de dosséis compostos por quatro espécies, em experimento desenvolvido na fazenda experimental da Universidade Federal do Paraná, no mês de abril de 2000. Os dosséis foram assim compostos: tifton 85 em mistura com o trevo branco e o cornichão; tifton 85, trevo branco e cornichão em faixas; paspalum em mistura com o trevo branco e o cornichão; paspalum, trevo branco e cornichão em faixas. Marcaram-se quarenta plantas de cada espécie, em cada dossel. Nas gramíneas, mediu-se a altura estendida e nas leguminosas quantificou-se o número de folhas. Doze eqüinos (250 kg) pastejaram a área durante cinco dias. A preferência entre os dosséis foi por localização dos animais e quantificação do tempo em pastejo e pela desfolha em plantas marcadas. Observou-se maior preferência pelos dosséis em mistura, sendo o tifton 85 o preferido, seguido pelo trevo branco e paspalum. Os eqüinos preferiram as maiores gramíneas e o trevo com maior número de folhas. As regressões da altura dos perfilhos e a profundidade do bocado nas gramíneas não apresentaram diferenças (P>0,05). Os eqüinos preferem o pastejo em dosséis onde há mistura de gramíneas e leguminosas e as espécies tifton 85 e trevo branco. PALAVRAS-CHAVE: Comportamento de pastejo, estrutura de pastagem, eqüinos, gramíneas, leguminosas, seleção de dieta.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-04-20
Como Citar
DITTRICH, J. R.; CARVALHO, P. C. de F.; MORAES, A. de; OLIVEIRA, E. B. de; DITTRICH, R. L.; OIKAWA, M.; SOUZA, F. T. V. de; SANTOS, F. dos. COMPORTAMENTO INGESTIVO DE EQÜINOS EM PASTEJO SOBRE DIFERENTES DOSSÉIS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 87–94, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i1.1162. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1162. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).