PERFIL DO CONSUMIDOR DE LEITE NO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO, PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v12i4.11613Palavras-chave:
hábito de consumo, leite cru, doenças transmitidas por alimentosResumo
No Brasil, o leite in natura (leite cru) é um dos principais produtos agropecuários, devido principalmente ao seu elevado comércio e consumo. O crescimento desse comércio e consumo está relacionado com a importância econômica e nutricional que esse produto representa, pois, além de gerar empregos e renda, o leite desempenha um importante papel na alimentação humana. Uma das consequências do consumo de leite in natura é a possibilidade de veicular doenças transmitidas por alimento. Este trabalho teve como objetivo elucidar os hábitos de consumo de leite e de leite in natura dos habitantes do município de Petrolina, localizado no Vale do Rio São Francisco, Pernambuco. Para tanto, foi utilizado um método de pesquisa descritiva baseado na observação dos eventos buscando a resolução de problemas por meio da observação, análise e descrições objetivas, através de entrevistas com peritos. O hábito dos consumidores de leite na cidade de Petrolina-PE é bastante variado, sendo 26,6% dos entrevistados consumidores de leite in natura. É necessária a orientação das pessoas para a reduzida qualidade do leite in natura e o combate à comercialização e consumo do mesmo, adotando-se medidas para impedir a venda clandestina, garantindo a segurança dos alimentos e dos consumidores
PALAVRAS-CHAVE: hábito de consumo; leite cru; doenças transmitidas por alimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).