COCCIDIOSE NERVOSA EM VACA GIR ADULTA – RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.1145Palavras-chave:
Coccidiose nervosa, SanidadeResumo
Existe uma grande variedade de enfermidades neurológicas nos bovinos. As causas podem ser físicas, inflamatórias/infecciosas, nutricionais, metabólicas, tóxicas, degenerativas, anomalias congênitas ou neoplásicas. Uma dessas afecções é a coccidiose nervosa, assim denominada por causar encefalopatia concomitante com enterite. A coccidiose é uma parasitose intestinal causada por protozoários do gênero Eimeria. Após a infecção, desenvolve-se imunidade espécie-específica para cada espécie de coccídio e, por essa razão, os animais jovens são muito mais susceptíveis à doença do que os animais adultos. Neste relato, uma vaca adulta, da raça Gir, foi atendida pelo Serviço de Clínica de Grandes Animais do Hospital Veterinário de Uberaba apresentando diarreia sanguinolenta e déficit de equilíbrio. O exame coproparasitológico de fezes demonstrou a presença de trezentos oocistos por grama de fezes. O animal foi tratado com sulfadoxina (15 mg/kg), associada à trimetoprima (3 mg/kg), e apresentou rápida melhora do quadro entérico e gradativa melhora do quadro neurológico. Com base nos sinais clínicos, nos achados laboratoriais e na resposta ao tratamento, pode-se afirmar que o animal em questão apresentava coccidiose nervosa, embora tal doença tenha sido descrita como importante apenas para bezerros.PALAVRAS-CHAVES: Bovino, coccidiose nervosa, Eimeria.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-03
Como Citar
SAMPAIO, R. L.; LACERDA, M. S.; ALVARENGA, R. R.; ESPINOZA, M. F. COCCIDIOSE NERVOSA EM VACA GIR ADULTA – RELATO DE CASO. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 322–329, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.1145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1145. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).