Aumento da expressão de β-Catenina e caderina no coração de camundongos na fase aguda e crônica da infecção experimental por Trypanosoma cruzi

Autores

  • Adilson Donizeti Damasceno Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Eugênio Gonçalves Araújo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • João Roberto Mata Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Maria Clorinda Soares Fioravanti Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Tatyane Penha Sales Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Fernando José Gondim Peixoto Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Sanidade Animal

Resumo

As proteínas das junções de aderência têm sido associadas ao mecanismo patológico da miocardiopatia chagásica. Objetivando determinar a natureza dessas alterações, infectaram-se dez camundongos machos Swiss Webster com 25 dias de idade por via intraperitoneal com uma cepa tipo III de Trypanosoma cruzi na dose de 1,0 x 104 tripomastigotas/camundongo. Cinco camundongos infectados foram sacrificados no 14° dia (pico de parasitemia) de infecção (grupo A) e outros cinco camundongos (grupo C) três meses após a inoculação, representando a fase crônica da infecção. Inocularam-se dez animais com solução estéril de cloreto de sódio 0,9%, sendo sacrificados no 14° dia (grupo CA) e cinco ao final do terceiro mês (grupo CC), para servirem como controles não-infectados. As junções de aderência foram analisadas a partir do lisado total dos corações submetido a western blotting para pan-caderina e β-catenina. A análise do western blotting revelou aumento da expressão de pan-caderina na fase aguda (2,1x ± 0,89, p= 0,048) e crônica (2,1x ± 0,92, p= 0,05) quando comparadas com seus respectivos controles. Em relação à β-catenin, os resultados mostraram o mesmo padrão caracterizado pelo aumento de seus níveis na fase aguda (6,8x ± 4,65, p= 0,047) e crônica (3,65x ± 1,93, p= 0,033) em comparação aos controles. Assim, estes resultados indicam a associação das proteínas de junção de aderência aos eventos patológicos em corações de camundongos infectados por T. cruzi.

PALAVRAS-CHAVES: Doença de Chagas, junções de aderência, miocardite, western blotting.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-21

Como Citar

DAMASCENO, Adilson Donizeti; ARAÚJO, Eugênio Gonçalves; MATA, João Roberto; FIORAVANTI, Maria Clorinda Soares; SALES, Tatyane Penha; PEIXOTO, Fernando José Gondim. Aumento da expressão de β-Catenina e caderina no coração de camundongos na fase aguda e crônica da infecção experimental por Trypanosoma cruzi. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1062–1070, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1139. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Medicina Veterinária