BIOMETRIA DO INTESTINO DE POEDEIRAS COMERCIAIS SUBMETIDAS A PROGRAMAS DE MUDA FORÇADA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1127Palavras-chave:
intestino, biometria, muda forçada, nutrição, poedeiras.Resumo
A muda forçada em poedeiras comerciais tem sido utilizada para melhorar o desempenho zootécnico das aves por mais um ciclo de produção de ovos. O experimento foi realizado com o objetivo de avaliar a biometria do intestino de poedeiras comerciais submetidas a diferentes programas de muda forçada. Trinta e duas aves da linhagem Hisex Brown com 58 semanas de idade foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado, constando de quatro programas de muda forçada (P1- programa Califórnia, P2- baixo nível de cálcio; P3- alto nível de zinco e P4- baixo nível de sódio) e duas repetições de quatro aves cada. As medidas biométricas ocorreram ao 28º e 140º dias e, para isso, quatro aves foram sacrificadas de cada programa, em cada período, para a avaliação do peso corporal e do peso relativo das diferentes porções intestinais (duodeno, jejuno, íleo, ceco e cólon-reto) por meio de uma balança de precisão e do comprimento dos intestinos com o auxílio de uma fita métrica milimetrada. Submeteram-se os dados obtidos à análise de variância e, em caso de diferença significativa, compararam-se as médias pelo teste de Tukey. Em poedeiras comerciais P1 e P3 verificaram-se o menor peso corporal médio e peso relativo (não significativos), bem como o comprimento do intestino em relação às aves P2 e P4. Aos 140 dias, os pesos corpóreo e relativo e o comprimento do intestino foram maiores. Concluiu-se que os diferentes programas de muda forçada estudados apresentaram resultados similares, podendo ser utilizados para poedeiras comerciais em segundo ciclo de produção.PALAVRAS-CHAVES: Fisiologia, manejo nutricional, pós-muda, sistema digestório.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
FRANZO, V. S.; ARTONI, S. M. B.; VULCANI, V. A. S.; AMOROSO, L.; OLIVEIRA, D. BIOMETRIA DO INTESTINO DE POEDEIRAS COMERCIAIS SUBMETIDAS A PROGRAMAS DE MUDA FORÇADA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 874–882, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1127. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1127. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).