SUBSTITUIÇÃO DO MILHO GRÃO TRITURADO POR FARELO DE ARROZ PARBOILIZADO NA DIETA DE VACAS LEITEIRAS: CONSUMO E DIGESTIBILIDADE APARENTE
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1126Palavras-chave:
Produção de ruminantes.Resumo
Desenvolveu-se o experimento para a avaliação do efeito da substituição do milho por farelo de arroz parboilizado na dieta de vacas leiteiras. Foram utilizadas nove vacas lactantes da raça Holandês com 80 ± 24 dias de lactação, com médias de produção diária de 20 kg de leite, em delineamento quadrado latino 3 x 3, com três repetições. Os tratamentos variaram em função da composição das dietas: a) volumoso à base de silagem de sorgo e silagem de resíduo de milho verde mais concentrado à base de milho grão triturado (FM); b) volumoso à base de silagem de sorgo e silagem de resíduo de milho verde mais concentrado com milho grão triturado e farelo de arroz parboilizado em partes iguais (MA); c) e volumoso à base de silagem de sorgo e silagem de resíduo de milho verde mais concentrado com 79,3% de substituição do milho grão pelo farelo de arroz parboilizado (FA). A inclusão de farelo de arroz parboilizado não interferiu nos consumos diários de matéria seca, proteína bruta, matéria mineral e amido. Os consumos de extrato etéreo, fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido foram superiores para as dietas MA e FA.PALAVRAS-CHAVES: Lactação, lipídios, subproduto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
WASCHECK, R. C.; REZENDE, P. L.; MOREIRA, P. C.; REIS, R. B.; DA ROSA, S. A.; NETO, C. L. SUBSTITUIÇÃO DO MILHO GRÃO TRITURADO POR FARELO DE ARROZ PARBOILIZADO NA DIETA DE VACAS LEITEIRAS: CONSUMO E DIGESTIBILIDADE APARENTE. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 867–873, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1126. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1126. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).