LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO ARTERIAL DO PULMÃO DA PACA (Agouti paca, LINAEUS, 1766)
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i2.1102Palavras-chave:
Ciências Básicas, Morfologia AnimalResumo
Os pulmões são os principais órgãos do sistema respiratório, e o conhecimento morfológico da lobação, árvore brônquica e vascularização arterial torna-se imprescindível na prática clínica e cirúrgica. Os troncos pulmonares de dez pulmões de pacas foram injetados com látex e as peças fixadas em solução aquosa de formaldeído a 10%. Mediante dissecação, observou-se que, em 100% dos casos, o pulmão direito era constituído pelos lobos cranial, caudal, médio e acessório; o lobo médio era bilobado em partes cranial e caudal. O esquerdo possuía o lobo cranial, bilobado em partes cranial e caudal, lobo caudal e um pequeno lobo acessório. A artéria pulmonar direita emitia dois ramos para o lobo cranial, além dos ramos para as partes cranial e caudal do lobo médio, o ramo do lobo acessório e o do lobo caudal; a artéria pulmonar esquerda emitia dois ramos para a porção cranial e um para a porção caudal do lobo cranial; o lobo caudal esquerdo era irrigado pela continuação da artéria pulmonar esquerda, que emitia de cinco a seis ramos dorsais e de sete a oito ramos ventrais. Não houve variação nos pulmões estudados em relação aos lobos, nem no padrão de distribuição brônquica.
PALAVRAS-CHAVE: Agouti paca, artéria pulmonar, pulmões, roedor
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).