Substituição de silagem de milho por cana-de-açúcar e caroço de algodão sobre o desempenho de vacas holandesas em lactação

Autores

  • Alexandre Vaz Pires Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba, São Paulo, Brasil
  • Ivanete Susin Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba, São Paulo, Brasil
  • José Manuel Corrêa de Simas Elanco Saúde Animal
  • Reinaldo Cunha de Oliveira Júnior Universidade Estadual de Goiás (UEG), São Luiz de Montes Belos, Goiás, Brasil
  • Juliano José de Resende Fernandes Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Rafael Canonenco de Araujo Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba, São Paulo, Brasil
  • Clayton Quirino Mendes Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v11i2.1094

Palavras-chave:

Produção de Bovinos

Resumo

Cinco vacas holandesas multíparas (média de 526 kg de peso vivo e 85 dias de lactação) foram distribuídas em delineamento quadrado latino 5 × 5 para avaliar a substituição de silagem de milho por cana-de-açúcar mais caroço de algodão em rações contendo 50% de concentrado e 50% de volumoso (base matéria seca - MS). Os tratamentos consistiram na substituição de silagem de milho por cana-de-açúcar picada, nas seguintes proporções: 100:0 (controle), 75:25, 50:50, 25:75 e 0:100, com base na MS do volumoso. A cada tratamento, adicionaram-se 0%, 5%, 10%, 15% e 20% de caroço de algodão na MS da dieta, respectivamente. Os consumos de MS das vacas recebendo as rações com 100%, 75% e 50% de silagem de milho foram maiores (P < 0,05) do que os das vacas recebendo 25% e 0% de silagem de milho. A produção de leite foi maior (P < 0,05) para as vacas recebendo 100%, 75% ou 50% de silagem de milho do que para as vacas recebendo 25% ou 0% de silagem de milho. O teor de gordura mostrou-se maior (P < 0,05) para vacas recebendo 50%, 25% ou 0% de silagem de milho do que para as vacas que receberam os demais tratamentos. O teor de proteína não foi afetado (P > 0,05) pela inclusão de cana-de-açúcar à dieta. A silagem de milho pode ser substituída por cana-de-açúcar até 50% do volumoso sem efeitos negativos no desempenho de vacas em lactação produzindo até 18 L/dia de leite.

Palavras-chaveS: Caroço de algodão, composição do leite, consumo de matéria seca, produção de leite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-22

Como Citar

PIRES, A. V.; SUSIN, I.; SIMAS, J. M. C. de; JÚNIOR, R. C. de O.; FERNANDES, J. J. de R.; ARAUJO, R. C. de; MENDES, C. Q. Substituição de silagem de milho por cana-de-açúcar e caroço de algodão sobre o desempenho de vacas holandesas em lactação. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 251–257, 2010. DOI: 10.5216/cab.v11i2.1094. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1094. Acesso em: 19 mar. 2025.

Edição

Seção

Produção Animal

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.