ASPERSÃO DE ÁGUA FRIA NO INÍCIO DO RESFRIAMENTO DE CARCAÇAS BOVINAS E MATURAÇÃO DA CARNE SOBRE O PESO, COR E ACEITAÇÃO DO MÚSCULO LONGISSIMUS LUMBORUM

Autores

  • CRISTIANO SALES PRADO UFG
  • CLÁUDIA PEIXOTO BUENO EV/UFG
  • PEDRO EDUARDO DE FELÍCIO FEA/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/cab.v8i4.1085

Palavras-chave:

Bovinos, Carcaças, Maturação

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da aspersão de água gelada, nas primeiras seis horas de resfriamento, nas perdas de peso por evaporação das carcaças e, também, do tempo de maturação em embalagem a vácuo, nas perdas por exsudação da carne, e na cor e aceitação de bifes de contrafilé (m. Longissimus          lumborum). Procedeu-se ao abate de dois lotes de bovinos machos inteiros, de aproximadamente doze meses de idade, terminados em confinamento, sendo dezesseis do tipo composto Montana, no primeiro abate, e 24 mestiços (½ Nelore ½ Simental), no segundo. Após a sangria e estimulação elétrica de baixa voltagem, esfola e evisceração, atribuíram-se as carcaças a um dos dois tratamentos de resfriamento: (1) sem aspersão (SA); (2) com aspersão (CA). Efetuaram-se pesagens das carcaças antes e após o resfriamento de 48 horas. Na desossa, retiraram-se bifes de contrafilé, de 2,5 cm de espessura, que foram embalados a vácuo e maturados por 7, 14, 30 e 60 dias. Retiraram-se as amostras da embalagem, sendo pesadas e colocadas em bandejas de poliestireno expandido, cobertas com filme de PVC e expostas em gôndolas refrigeradas, por 48 horas. Avaliou-se a cor dos bifes após 24 horas de exposição, utilizando um colorímetro portátil, no esquema CIE L*, a* e b*, e realizou-se análise visual para os atributos cor, aceitação global e opção de compra. A aspersão foi eficiente em reduzir as perdas de peso por evaporação (P<0,05). Houve efeito (P<0,001) do uso da aspersão e do período de maturação nas perdas por exsudação. As amostras do tratamento CA apresentaram maiores perdas por exsudação (P<0,001), que aumentaram com trinta dias ou mais de maturação nesse tratamento e não no SA. O uso do sistema de aspersão não influenciou (P>0,05) na avaliação visual, nem nas medidas objetivas da cor, porém foi notada uma descoloração superficial das carcaças, a qual diminuiu sensivelmente até o final do resfriamento.

Palavras-chaves: Aspersão de carcaças, contrafilé, embalagem a vácuo, exsudação, qualidade da carne.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CRISTIANO SALES PRADO, UFG

Centro de Pesquisa em Alimentos/EV/UFG

CLÁUDIA PEIXOTO BUENO, EV/UFG

Doutoranda do Centro de Pesquisa em Alimentos/EV/UFG

PEDRO EDUARDO DE FELÍCIO, FEA/UNICAMP

Departamento de Tecnologia de Alimentos/FEA/UNICAMP

Downloads

Publicado

2007-12-10

Como Citar

PRADO, C. S.; BUENO, C. P.; FELÍCIO, P. E. D. ASPERSÃO DE ÁGUA FRIA NO INÍCIO DO RESFRIAMENTO DE CARCAÇAS BOVINAS E MATURAÇÃO DA CARNE SOBRE O PESO, COR E ACEITAÇÃO DO MÚSCULO LONGISSIMUS LUMBORUM. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 8, n. 4, p. 841–848, 2007. DOI: 10.5216/cab.v8i4.1085. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1085. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Medicina Veterinária

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.