INOCULAÇÃO DE GLICOSE EM OVOS EMBRIONADOS DE FRANGO DE CORTE: PARÂMETROS DE INCUBAÇÃO E DESEMPENHO INICIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1068Palavras-chave:
Produção de avesResumo
Realizaram-se dois experimentos para avaliar a suplementação de glicose em ovos embrionados de baixo peso sobre parâmetros de incubação e desempenho de pintos de corte na fase inicial. Do Experimento I, foram quatro tratamentos: ovo íntegro; ovo inoculado com água; ovo inoculado com 0,2 mL de glicose + 0,4 mL de água; ovo inoculado com 0,6 mL de glicose. Do Experimento II, cinco tratamentos: ovo pesado íntegro; ovo leve íntegro, ovo leve inoculado com 0,6 mL de solução salina (NaCl a 0,9%); ovo leve inoculado com 0,1 g de glicose em 0,6 mL de solução salina; ovo leve inoculado com 0,2 g de glicose em 0,6 mL em solução salina, sendo que a inoculação realizada no 16º dia de incubação. O delineamento para parâmetros de incubação foi em blocos considerando cada ovo uma repetição. O delineamento para desempenho nos dois experimentos foi em blocos casualizados, com quatro repetições, no Experimento I, e seis repetições no Experimento II, sendo dez aves por parcela. Avaliaram-se os momentos da bicagem da membrana interna, da bicagem da casca, a eclosão, a mortalidade embrionária, a eclodibilidade e o desempenho até dez dias de idade. Utilizaram-se o Proc GLM do SAS e o teste de Tukey (P<0,05). No Experimento I, a inoculação de glicose nos ovos não influenciou o desempenho (P>0,05) e a inoculação de 0,6 mL de glicose nos ovos prejudicou a eclodibilidade (P<0,05). A inoculação de glicose em ovo, independente da dosagem, não melhorou a qualidade de pintos ao nascer nem o desempenho de pintos de corte na fase pré-inicial.PALAVRAS-CHAVES: Incubação, nutrição in ovo, pintos leves, pós-eclosão, pré-eclosão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
LEITÃO, R. A.; LEANDRO, N. S. M.; CAFÉ, M. B.; STRINGHINI, J. H.; PEDROSO, A. A.; CHAVES, L. da S. INOCULAÇÃO DE GLICOSE EM OVOS EMBRIONADOS DE FRANGO DE CORTE: PARÂMETROS DE INCUBAÇÃO E DESEMPENHO INICIAL. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 847–855, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1068. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1068. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Produção Animal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).