BOVINOS ALIMENTADOS COM CAPIM BRACHIARIA E ANDROPOGON: ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS DO FÍGADO E LINFONODOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i1.1057Palavras-chave:
Sanidade Animal, BovinosResumo
Diversos trabalhos relatam a presença de alterações hepáticas em ruminantes alimentados com Brachiaria spp, em casos espontâneos e/ou induzidos de fotossensibilização hepatógena. O objetivo deste trabalho foi verificar se o tipo de capim ingerido provoca alteração microscópica no fígado de bovinos. Foi caracterizada a lesão hepática, quantificados e localizados os macrófagos espumosos no fígado e linfonodos e as alterações correlacionadas com o peso dos animais. Avaliaram-se quarenta bovinos, distribuídos em dois grupos de vinte animais, mantidos, respectivamente, em pastagens de Brachiaria (B. brizantha e B. decumbens) e Andropogon gayanus. No frígorifico, foram colhidos de cada animal fragmentos de fígado e de linfonodos mesentérico e pré-escapular. Os animais alimentados com Brachiaria spp apresentaram maior número de macrófagos espumosos no fígado e no linfonodo mesentérico. Notou-se correlação negativa entre o número de macrófagos espumosos e o peso dos animais, nos dois grupos. A quantidade de macrófagos espumosos foi maior na zona periacinar, seguida da zona mediozonal, do ácino hepático. Nos linfonodos mesentéricos os maiores valores foram verificados na zona cortical seguida da paracortical. Os linfonodos mesentéricos apresentaram maior número de células espumosas do que o fígado.PALAVRAS-CHAVES: Colângio-hepatite, esporidesmina, gramíneas tropicais, macrófagos espumosos, saponinas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-04-03
Como Citar
MOREIRA, C. N.; MORAIS, M.; GARCIA, E. C.; NETO, S. C.; ARAÚJO, E. G. de; FIORAVANTI, M. C. S. BOVINOS ALIMENTADOS COM CAPIM BRACHIARIA E ANDROPOGON: ALTERAÇÕES HISTOLÓGICAS DO FÍGADO E LINFONODOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 1, p. 206–218, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i1.1057. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1057. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).