OSTEOCONDRITE DISSECANTE EM POTROS DA RAÇA CRIOULA
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v9i4.1041Palavras-chave:
Sanidade animalResumo
Este estudo teve como objetivo descrever a manifestação de distúrbios ortopédicos do desenvolvimento, particularmente a osteocondrite dissecante (OCD), em potros da raça Crioula, levando em consideração os sinais clínicos, estudo radiológico e a dieta dos animais. Avaliaram-se três potros da raça Crioula que apresentaram aumento de volume nas articulações radiocárpicas, metacarpofalangeanas e metatarsofalangeanas. Estes foram submetidos a exame radiológico das regiões afetadas, demonstrando áreas de irregularidade nas placas de crescimento e áreas radioluscentes na porção distal do rádio e primeira falange, caracterizando a presença de lesões degenerativas da cartilagem articular. Desenvolveu-se estudo bromatológico das pastagens, verificando-se desequilíbrios na relação cálcio–fósforo, sendo este um dos principais fatores envolvidos no desenvolvimento de lesões de OCD. O diagnóstico foi estabelecido com base nas alterações clínicas e radiológicas, além da dieta desses animais, a faixa etária e exercício praticado.PALAVRAS-CHAVES: Crioulo, DOD, eqüino, osteocondrite dissecante, ortopedia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-21
Como Citar
LINS, L. A.; VELHO, J. da R.; RIBAS, L. do M.; FREY JÚNIOR, F.; CORREA, M. N.; NOGUEIRA, C. E. W. OSTEOCONDRITE DISSECANTE EM POTROS DA RAÇA CRIOULA. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 9, n. 4, p. 1017–1021, 2008. DOI: 10.5216/cab.v9i4.1041. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1041. Acesso em: 14 set. 2024.
Edição
Seção
Relato de caso
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).