A Apropriação do Discurso Saudável pela Indústria para Promover Produtos Adoecedores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v15i1.82294

Palabras clave:

Marketing, Saúde, Consumo

Resumen

Com base no marketing como uma engrenagem central do consumo na sociedade contemporânea e na ascensão do discurso saudável, consolidado como um dos pilares centrais do comportamento social e de consumo nas últimas décadas, muitas companhias têm se apropriado dessa narrativa para promover seus produtos, mesmo que estes frequentemente não estejam alinhados à ideologia saudável e sejam prejudiciais à saúde. Para discutir essa problemática, este artigo inicia analisando o exemplo de uma empresa norte-americana de refrigerantes que se tornou um dos maiores e mais longevos patrocinadores de um dos principais eventos esportivos do mundo. Por meio de patrocínios bilionários, a empresa utiliza atletas e slogans para divulgar seus produtos em um contexto completamente desconectado da realidade, já que os refrigerantes são amplamente reconhecidos por seus efeitos nocivos à saúde. No contexto brasileiro, o artigo também investiga como a apropriação do discurso saudável para promover produtos potencialmente prejudiciais à saúde possui um longo histórico. No final do século XIX e início do século XX, empresas, aproveitando-se do precário processo de organização política, estatal e jurídica, além do baixo nível de escolaridade da população, comercializavam produtos como leite condensado – caracterizado por seu valor nutricional limitado e altíssimo teor de açúcar – como substituto ideal do leite materno, e cervejas como tônicos eficazes contra anemia e palidez, inclusive para crianças. Mais recentemente, alimentos ultraprocessados passaram a ser promovidos com termos como "fit", "natural", "integral", "zero açúcar" e "rico em fibras", mesmo quando apresentam elevados níveis de açúcares ocultos, sódio, gorduras saturadas ou aditivos artificiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Henrique Rodrigues Stacciarini, Universidade Federal de Catalão, Catalão, Goiás, Brasil, jhrstacciarini@hotmail.com

Professor Titular na Universidade Federal de Catalão.

Jean Silveira dos Santos, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, jeansilveirasantos@hotmail.com

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás.

Citas

AGÊNCIA SENADO. Adiada votação de proibição de venda de ultraprocessados em cantinas escolares. Senado Notícias. [S.L.], p. 1. nov. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/11/13/adiada-votacao-de-proibicao-de-venda-de-ultraprocessados-em-cantinas-escolares. Acesso em: 26 jan. 2025.

AGUIAR, Viviane. As fantásticas mamadeiras de leite condensado (ou uma história do brigadeiro). Lembraria, [S.L], fev. 2017. Disponível em: https://lembraria.wordpress.com/2017/02/03/as-fantasticas-mamadeiras-de-leite-condensado-ou-uma-historia-do-brigadeiro/. Acesso em: 18 jan. 2025.

AHMED, Murad. Olympics takes gold with $3bn Mengniu Dairy-Coca-Cola deal. Financial Times. [S.L.], p. 1. jun. 2024. Disponível em: https://www.ft.com/content/11568a4a-95a7-11e9-9573-ee5cbb98ed36. Acesso em: 01 fev. 2025.

BAGRICHEVSKY, Marcos et al. Discursos sobre comportamento de risco à saúde e a moralização da vida cotidiana. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 1699-1708, jun. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000700081.

BCB - Banco Central do Brasil. Conversor de Moedas. 2025. https://www.bcb.gov.br/conversao. Acesso em: 23/01/2025.

BOUCHEZ, Yann. Coca-Cola and the Olympics: the story behind a sweet relationship. Le Monde. [S.L.], p. 1. maio 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/en/m-le-mag/article/2024/05/09/coca-cola-and-the-olympics-the-story-behind-a-sweet-relationship_6670926_117.html. Acesso em: 02 fev. 2025.

BUENO, Eduardo; TAITELBAUM, Paula. Vendendo Saúde: a história da propaganda de medicamentos no brasil. Brasília: Anvisa, 2008. 160 p.

BUSE, Kent; BARQUETA, Simon; WETZEL. Let’s end corporate sponsorship of sporting events. Bmj Global Health, v. 386, p. q1774, agp. 2024. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.q1744.

COTTER, Trish; MULLIN, Sandra. The Olympic game’s up: it’s time for the IOC to stop promoting sugary drinks. Bmj Global Health, [S.L.], v. 9, n. 8, p. 016586, ago. 2024. BMJ. http://dx.doi.org/10.1136/bmjgh-2024-016586.

DAVIS, John A.. The Olympic Sponsor Case Study: coca-cola. In: DAVIS, John A.. The Olympic Games Effect: how sports marketing builds strong brands. [S.L]: John Wiley & Sons Singapore, 2012. p. 235-244. Https://doi.org/10.1002/9781119199175.ch15.

DEARO, Guilherme. Coca-Cola traz 79 atletas para sua campanha do Rio 2016. Exame. 2016. Disponível em: https://exame.com/marketing/coca-cola-traz-79-atletas-para-sua-campanha-do-rio-2016/. Acesso em: 18 jan. 2025.

DIXON, Helen et al. The impact of unhealthy food sponsorship vs. pro-health sponsorship models on young adults’ food preferences: a randomised controlled trial. Bmc Public Health, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 1, dez. 2018. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12889-018-6298-4.

GAETANO, G. de et al. Effects of moderate beer consumption on health and disease: a consensus document. Nutrition, Metabolism And Cardiovascular Diseases, [S.L.], v. 26, n. 6, p. 443-467, jun. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.numecd.2016.03.007.

GIL-PÉREZ, Ignacio et al. Without words: the effects of packaging imagery on consumer perception and response. Current Opinion In Food Science, [S.L.], v. 33, p. 69-77, jun. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cofs.2019.12.006.

GLENEIX - Publicerveja. Coca-Cola apresenta peças de seu arquivo na exposição Olímpica do COB. 2013. Disponível em: https://publicidadeecerveja.com/2013/09/16/coca-cola-apresenta-pecas-de-seu-arquivo-na-exposilao-olimploca-do-cob/. Acesso em: 27 jan. 2025.

IOC - International Olympic Committee. Around 5 billion people - 84 per cent of the potential global audience - followed the Olympic Games Paris 2024. International Olympic Committee (IOC). Paris. 2024. Disponível em: https://www.olympics.com/ioc/news/around-5-billion-people-84-per-cent-of-the-potential-global-audience-followed-the-olympic-games-paris-2024. Acesso em: 27 jan. 2025.

JARDIM, Mariana Zogbi et al. Ultra-processed foods increase noncommunicable chronic disease risk. Nutrition Research, [S.L.], v. 95, p. 19-34, nov. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.nutres.2021.08.006.

JUFFRIE, Mohammad et al. Consumption patterns of sweetened condensed milk in the diet of young Indonesian children and its potential nutritional health consequences. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, [S.L.], v. 29, n. 1, p. 16-26, mar. 2020. Disponível em: https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/INFORMIT.088189871591513. Acesso em: 25 jan. 2025.

KARNAL, Nadine et al. Healthy by design, but only when in focus: communicating non-verbal health cues through symbolic meaning in packaging. Food Quality And Preference, [S.L.], v. 52, p. 106-119, set. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.foodqual.2016.04.004.

LACERDA, Nara. Especialistas revelam as artimanhas da indústria de alimentos no jogo político brasileiro: dossiê mostra interferência das gigantes dos ultraprocessados em determinações que impactam a saúde da população. Brasil de Fato. [S.L.], p. 1. ago. 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/08/24/especialistas-revelam-as-artimanhas-da-industria-de-alimentos-no-jogo-politico-brasileiro. Acesso em: 07 jan. 2025.

M&M – Consultoria de mídia Meio & Mensagem. Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age. Meio & Mensagem. 2024. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/os-25-maiores-anunciantes-do-mundo-segundo-o-ad-age. Acesso em: 25 jan. 2025.

MONTEIRO, Carlos et al. Ultra-processed foods: what they are and how to identify them. Public Health Nutrition, [S.L.], v. 22, n. 5, p. 936-941, 12 fev. 2019. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.1017/s1368980018003762.

PĘDŁOWSKI, Marcos. Tereza Cristina: de ‘musa do veneno’ a ‘rainha dos ultraprocessados’. de “musa do veneno” a “rainha dos ultraprocessados”. 2020. Disponível em: https://blogdopedlowski.com/2020/09/20/tereza-cristina-de-musa-do-veneno-a-rainha-dos-ultraprocessados/. Acesso em: 29 jan. 2025.

PH - Propagandas Históricas. Acervo. 2025. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/. Acesso em: 25 jan. 2025.

REINDEL, Jim. Coca Cola and BPCE to sponsor 2024 Paris Torch relay. INFOBAE. 2022. Disponível em: https://www.infobae.com/aroundtherings/articles/2022/09/15/coca-cola-and-bpce-to-sponsor-2024-paris-torch-relay/. Acesso em: 24 jan. 2025.

REIS JR., Dalmir. História da publicidade e propaganda. Propagandas Históricas, 2019. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2019/01/historia-da-publicidade-e-propaganda.html. Acesso em: 24 jan. 2025.

RIPPE, James M.. Lifestyle Medicine: the health promoting power of daily habits and practices. American Journal Of Lifestyle Medicine, [S.L.], v. 12, n. 6, p. 499-512, 20 jul. 2018. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1559827618785554.

SANSÃO, Luiza. Escolas livres de ultraprocessados são uma realidade inevitável?: cidade do Rio avança com lei que proíbe esses produtos no espaço escolar, mas debate no estado e em Sp sofre com lobby. Brasil de Fato. [S.L.], p. 1. out. 2024. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/10/08/escolas-livres-de-ultraprocessados-sao-uma-realidade-inevitavel. Acesso em: 02 fev. 2025.

SANTOS, Manoel Antônio dos et al. Corpo, saúde e sociedade de consumo: a construção social do corpo saudável. Saúde e Sociedade, [S.L.], v. 28, n. 3, p. 239-252, set. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019170035.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SCHMITZ, Bethsáida de Abreu Soares et al. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escolar. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 312-322, 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008001400016.

SCOFIELD, Laura; MACIEL, Alice. Lobby à mesa: como a indústria age para manter ultraprocessados na dieta do brasileiro. Brasil de Fato. 2024. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/06/18/lobby-a-mesa-como-a-industria-age-para-manter-ultraprocessados-na-dieta-do-brasileiro. Acesso em: 26 jan. 2025.

SHASTA, Layla. Barra de cereal, granola e mais: veja 5 alimentos que parecem saudáveis, mas nem sempre são. Estadão. [S.L.], p. 1. jul. 2024. Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/barra-de-cereal-granola-e-mais-veja-5-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nem-sempre-sao-nprm. Acesso em: 26 jan. 2025.

SILVA, Danielle Cristina Guimarães da et al. Consumo de bebidas açucaradas e fatores associados em adultos. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 24, n. 3, p. 899-906, mar. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018243.05432017.

SOHRABVANDI, S. et al. Health-Related Aspects of Beer: a review. International Journal Of Food Properties, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 350-373, mar. 2012. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10942912.2010.487627.

STACCIARINI, João Henrique Santana. A consolidação do setor farmacêutico na economia global: crescimento, influência, desvios e marketing. 2023. 167 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/13177. Acesso em: 10 jan. 2025.

STACCIARINI, João Henrique Santana. A publicidade de medicamentos no Brasil. Sociedade & Natureza, [S.L.], v. 36, n. 1, p. 1, 4 jul. 2024a. PPUFU - Portal de Periódicos da Universidade Federal de Uberlândia. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v36-2024-72114.

STACCIARINI, João Henrique Santana. Da Penicilina ao Trilhão: estratégias, influência e desvios no setor farmacêutico. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 14, n. 1, p. e14116, 2024e. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/80788. Acesso em: 27 jan. 2025.

STACCIARINI, João Henrique Santana. O Setor Farmacêutico Global: números e dinâmicas. Caminhos de Geografia, [S.L.], v. 25, n. 101, p. 240-251, 3 out. 2024b. http://dx.doi.org/10.14393/rcg2510171398.

STACCIARINI, João Henrique Santana. Research and Development (R&D) in the Pharmaceutical Sector advances, limitations, selectivity, and neglect. Revista Terceiro Incluído, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 14109, 6 ago. 2024d. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/teri.v14i1.79594.

STACCIARINI, João Henrique Santana. Poder, disputas e geopolítica no setor farmacêutico. Geopauta, [S.L.], v. 8, p. 14550, 6 dez. 2024c. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edições UESB. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e14550.

THE OLYMPIC GAMES. Discover the numbers behind Paris 2024. Athlete365 - Paris. 2024. Disponível em: https://www.olympics.com/athlete365/news/paris2024/discover-the-numbers-behind-paris-2024. Acesso em: 27 jan. 2025.

VARTANIAN, Lenny R. et al. Effects of Soft Drink Consumption on Nutrition and Health: a systematic review and meta-analysis. American Journal Of Public Health, [S.L.], v. 97, n. 4, p. 667-675, abr. 2007. American Public Health Association. http://dx.doi.org/10.2105/ajph.2005.083782.

VILLEGAS, Paulina. Cristiano Ronaldo snubbed Coca-Cola. The company’s market value fell $4 billion. The Washington Post. Washington, D.C., U.S. jun. 2021. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/sports/2021/06/16/cristiano-ronaldo-coca-cola/. Acesso em: 22 jan. 2025.

VODOVOTZ, Yoram et al. Prioritized Research for the Prevention, Treatment, and Reversal of Chronic Disease: recommendations from the lifestyle medicine research summit. Frontiers In Medicine, [S.L.], v. 7, p. 1, 22 dez. 2020. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/fmed.2020.585744.

Publicado

2025-04-11

Cómo citar

STACCIARINI, José Henrique Rodrigues; SANTOS, Jean Silveira dos. A Apropriação do Discurso Saudável pela Indústria para Promover Produtos Adoecedores. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 15, n. 1, p. e15110, 2025. DOI: 10.5216/teri.v15i1.82294. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/82294. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos