Simbolismo
a prevalência da estética sobre a ética
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v14i2.80515Palabras clave:
Literatura, Simbolismo, Ética, EstéticaResumen
O presente trabalho pretende compreender o Simbolismo como um movimento literário em que a estética se sobrepõe à ética. Busca, assim, analisar como na poesia simbolista há a prevalência dos aspectos estéticos sobre os éticos, considerando os princípios e as características desse movimento literário do final do século XIX e as dimensões do ético e do estético na filosofia e nas artes. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico, com breve discussão teórica acerca das noções de ética e estética à luz dos estudos filosóficos, especialmente os de Amelia Valcárcel (2005) e Benedito Nunes (1991); discussões acerca do Simbolismo a partir de estudos como os de Edmund Wilson (1967) e Tzvetan Todorov (2014) e análise de poemas dos escritores simbolistas Stéphane Mallarmé e Cruz e Souza. Os estudos acerca da ética e da estética nos dão uma noção do quanto elas, por serem construções humanas, são complexas e evidenciam as tensões histórico-filosóficas que marcaram/marcam as discussões em torno do sentido da Arte e da vida. No campo da Literatura, há sempre a sobreposição de uma sobre a outra. No entanto, o predomínio de uma nunca faz desaparecer completamente a outra, de modo que, o predomínio da estética sobre a ética no Simbolismo não significa a total ausência da dimensão ética em toda a literatura desse período.
Descargas
Citas
CAMPOS, Augusto de. Mallarmargem. In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Mallarmé. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1991, p. 17-78.
CAMPOS, Augusto de. Um relance de dados. In: CAMPOS, Augusto de; PIGNATARI, Décio; CAMPOS, Haroldo de. Mallarmé. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1991, p. 115-173.
CONCEIÇÃO, Juliano Cássio da Silva. Interfaces entre Música e Literatura: uma análise do poema Violões que choram, de Cruz e Souza. GTE 08 – Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica. Comunicação. In: XXV Congresso Nacional da ABEM. 16 a 26 de novembro de 2021. Anais. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v4/papers/1119/public/1119-3992-1-PB.pdf. Acesso em: 26 ago. 2024.
ESCOLA, Brasil. João Cruz e Sousa. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/joao-cruz-sousa.htm. Acesso em: 16 ago. 2024.
FENSKE, Elfi Kürten (pesquisa, seleção e organização). Stéphane Mallarmé - o poeta e seu tempo. Templo Cultural Delfos, julho 2021. Disponível em: https://www.elfikurten.com.br/2014/08/stephane-mallarme.html. Acesso em: 25 ago. 2024.
HAUSER, Arnold. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
LOYOLLA, Dirlenvalder do N. Bagatelas e Marginália: cultura intelectual e revide ao Poder nas crônicas de Lima Barreto. Brasília: UNB, 2014. (Tese de Doutorado)
NUNES, Benedito. Introdução à Filosofia da Arte. São Paulo: Ática, 1991.
PÜSCHEL, Raul de Souza. Mallarmé: a poesia sob o signo do estilhaçamento. Itinerários, Araraquara, n. 26, p. 81-97, 2008. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/download/1170/950/3162. Acesso em: 25 ago. 2024.
TODOROV, Tzvetan. Indeterminações do sentido?. In: TODOROV, Tzvetan. Simbolismo e interpretação. São Paulo: Editora UNESP, 2014, p. 93-107.
WILSON, Edmund. O Simbolismo. In: WILSON, Edmund. O castelo de Axel. São Paulo: Cultrix, 1967, p. 9-24.
VALCÁRCEL, Amelia. Ética contra estética. Tradução e notas adicionais de Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva/SESC, 2005. (“Coleção Estudos”).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cleuzeni Santiago da Silva, Gilson Penalva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.