Universidade e a relação subjetiva do estudante com a realidade acadêmica: relato de licenciandos de Pedagogia

Autores/as

  • Lorrine Borges Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.56084

Palabras clave:

Palavras-chave, Formação inicial. Significações. Subjetividade.

Resumen

A formação inicial é um momento de mudanças, que provoca variadas sensações diante da responsabilidade acadêmica. Desse modo, considerando o humano como ser social, histórico e cultural, o presente trabalho objetiva compreender e analisar as significações atribuídas por estudantes de Pedagogia do último período sobre a vida acadêmica na UFRN. Assim, foi elaborado um questionário através da plataforma Formulários Google, compreendendo oito respondentes. Os dados foram analisados qualitativamente, assim, qualificando as vivências desses sujeitos e suas significações acerca de sua formação. Os resultados demonstram que a maioria dos estudantes afirma a importância da formação inicial não só no âmbito acadêmico, mas também enquanto sujeito social e ativo, explicitando a felicidade de cursar uma graduação, bem como orgulho das vitórias alcançadas. Entretanto, os estudantes afirmam haver um cansaço exacerbado diante da quantidade de trabalhos acadêmicos e carga horária excessiva, gerando ansiedade, angústia e estresse. Desse modo, em consonância com as sugestões dos estudantes para o curso de Pedagogia e para a universidade, é necessário a continuidade da formação integral, mas também a reflexão dos efeitos da formação inicial na vida dos estudantes, em que pensar essas possibilidades vá além da academia, proporcionando ao educando subsídios para uma permanência saudável na universidade.

 

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

PINTO, L. B. Universidade e a relação subjetiva do estudante com a realidade acadêmica: relato de licenciandos de Pedagogia. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 165–173, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.56084. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/56084. Acesso em: 15 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos