Universidade e a relação subjetiva do estudante com a realidade acadêmica: relato de licenciandos de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.56084Palabras clave:
Palavras-chave, Formação inicial. Significações. Subjetividade.Resumen
A formação inicial é um momento de mudanças, que provoca variadas sensações diante da responsabilidade acadêmica. Desse modo, considerando o humano como ser social, histórico e cultural, o presente trabalho objetiva compreender e analisar as significações atribuídas por estudantes de Pedagogia do último período sobre a vida acadêmica na UFRN. Assim, foi elaborado um questionário através da plataforma Formulários Google, compreendendo oito respondentes. Os dados foram analisados qualitativamente, assim, qualificando as vivências desses sujeitos e suas significações acerca de sua formação. Os resultados demonstram que a maioria dos estudantes afirma a importância da formação inicial não só no âmbito acadêmico, mas também enquanto sujeito social e ativo, explicitando a felicidade de cursar uma graduação, bem como orgulho das vitórias alcançadas. Entretanto, os estudantes afirmam haver um cansaço exacerbado diante da quantidade de trabalhos acadêmicos e carga horária excessiva, gerando ansiedade, angústia e estresse. Desse modo, em consonância com as sugestões dos estudantes para o curso de Pedagogia e para a universidade, é necessário a continuidade da formação integral, mas também a reflexão dos efeitos da formação inicial na vida dos estudantes, em que pensar essas possibilidades vá além da academia, proporcionando ao educando subsídios para uma permanência saudável na universidade.