INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES CULTURAIS POTIGUARES: REDES DE SOCIABILIDADE NA PRIMEIRA REPÚBLICA

Autores/as

  • Arhur Cassio de Oliveira Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Olivia Morais de Medeiros Neta Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.56026

Palabras clave:

Intelectuais, História da Educação, Sociabilidades.

Resumen

As primeiras décadas do século XX no Rio Grande do Norte são marcadas por um movimento de diversas transformações políticas, sociais e culturais, nas quais uma elite intelectual participou ativamente e que se tornou pioneira no processo de modernização da educação no Estado. Diante disso, este artigo tem como objetivo discutir as redes de sociabilidade construídas por estes intelectuais da educação na Primeira República. Nesse intuito, adotam-se como fontes as atas das instituições culturais e publicações em jornais e revistas. Para a análise, nos pautamos, principalmente, nas deliberações de Roger Chartier, Maurice Agulhon e Jean Sirinelli que nos auxiliam a compreender as relações destes intelectuais construídas a partir dos espaços por eles ocupados. Os intelectuais circulavam por diferentes espaços que possibilitavam e legitimavam a sua atuação na sociedade potiguar, como, por exemplo, a Associação de Professores do Rio Grande do Norte, a Liga de Ensino e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Nestes espaços, educadores como Manoel Dantas, Nestor Lima, Henrique Castriciano e José Augusto construíam relações sociais e políticas, discutiam e faziam circular seus projetos educacionais e suas ideias que orientaram a educação no período.

Palavras-chave: Intelectuais. História da Educação. Sociabilidades.

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Biografía del autor/a

Arhur Cassio de Oliveira Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em História pelo PPGH/ UFRN. Doutorando do PPGEd/ UFRN. Bolsista CAPES.

Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda do PPGEd/ UFRN. Bolsista CAPES.

Olivia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. do PPGEd/ UFRN.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

VIEIRA, A. C. de O.; AZEVEDO, L. P. de M. C.; MEDEIROS NETA, O. M. de. INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES CULTURAIS POTIGUARES: REDES DE SOCIABILIDADE NA PRIMEIRA REPÚBLICA. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 185–194, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.56026. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/56026. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos