EAD NO NÍVEL SUPERIOR BRASILEIRO: AÇÕES QUE AUMENTAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS À PLATAFORMA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.56011Palabras clave:
Gameficação, EAD, Ensino Superior EADResumen
Este trabalho propõe a discussão entre os ambientes virtuais e as mídias de comunicação no processo ensino aprendizagem, identificando as principais atividades desenvolvidas pelos alunos nas plataformas, bem como identificar ações que estão sendo desenvolvidas pelas instituições de ensino superior com o objetivo de incentivar os alunos a acessarem as plataformas de ensino com maior frequência, de uma forma regular e interativa a fim de inseri-los no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, se investiga a quantidade média de acesso à plataforma de ensino e acessos as outras mídias digitais que não estejam ligadas ao processo de ensino aprendizagem, mas que poderão ser introduzidas na plataforma de ensino para estimular maior acesso ao ambiente de estudo e induzir o aluno à produção da aprendizagem. Entre as formas de fomentar essas ações foi criado um ambiente de simulação apresentando um espaço para divulgação de emprego e classificados (compra e venda de produtos), a fim de investigar se essas ferramentas aplicadas nas plataformas de ensino contribuem para gerar interesse e fomentar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de campo demonstrou uma relação de maior acesso com esses instrumentos e maior leitura dos conteúdos de estudo, após essa aplicação.