REFORMAR O PENSAMENTO HUMANO PELA VIA ECOFORMADORA DA TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Marcos Vinícius Guimarães de Paula Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-Goiás
  • João Henrique suanno Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • Livia Alessandra de Carvalho Teles Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-GO

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v8i1.54820

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Educação Escolar, Ecoformação.

Resumo

Pensar a transdisciplinaridade como via para educação escolar é reconectar os saberes desconexos e sensibilizar os processos formativos escolares. É ainda realizar uma educação para o desenvolvimento humano. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir brevemente sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a educação, bem como discutir sobre a importância da ecoformação para (trans)formação do sujeito ecológico. A tríade sociedade-indivíduo-natureza precisa ser amplamente debatida e explorada no espaço social da escola para a ampliação das consciências dos aprendizes. Dessa forma, a ecoformação apresenta-se como um caminho para se desenvolver práticas trandisciplinares no chão da escola. Ecoformar é ensinar a cuidar de si, dos outros e da Terra-pátria. Assim, defende-se nesse ensaio teórico uma educação escolar que colabore no processo de reforma do humano proposto por Edgar Morin. A via ecoformadora da transdisciplinaridade surge como estrada a seguir.

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Guimarães de Paula, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-Goiás

Graduado em Educação Física - ESEFFEGO/UEG

Especialista em Mídias na Educação - UFG

Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental- UFG

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias - UEG

Professor na Rede Municipal de Educação de Anápolis-GO

João Henrique suanno, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Barcelona–Espanha. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Livia Alessandra de Carvalho Teles, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis-GO

Graduada em Educação Física - ESEFFEGO/UEG

Especialista Fisiologia do exercício - Universidade Veiga de Almeida

Mestranda em Educação Física - UnB

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Publicado

2018-11-21

Como Citar

PAULA, M. V. G. de; SUANNO, J. H.; CARVALHO TELES, L. A. de. REFORMAR O PENSAMENTO HUMANO PELA VIA ECOFORMADORA DA TRANSDISCIPLINARIDADE. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 8, n. 1, p. 95–102, 2018. DOI: 10.5216/teri.v8i1.54820. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/54820. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS