CONCEPÇÕES HISTÓRICO-PEDAGÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL: A EAD É UMA SOLUÇÃO OU PROBLEMA?. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38745

Autores/as

  • Sémebber Silva Lino Silva LINO Mestrando em Modelagem e Otimização pela Universidade Federal de Goiás (2015-2016). É docente do quadro permanente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Goias,
  • Denise Cristina BUENO Tutora de Cursos de Extensão em Gestão e Tecnologia Educacional na modalidade a distância pela PUC/SP. Monitoria a distância do Curso e Especialização em Tecnologias Educacionais pela PUC/RJ. Coordenadora de EAD do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal pela ESAF em Goiás. Qualificadora em Administração e Informática no Projovem Urbano em Goiânia. Atualmente coordenadora do NTE de Goiânia- Núcleo de Tecnologia Educacional da SEDUC/GO,

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38745

Palabras clave:

Educação, Ensino a Distancia no Ensino Superior

Resumen

Esse artigo propõe uma abordagem crítica sobre o papel da Educação a Distancia (EaD) no Brasil, analisando seu preâmbulo histórico-pedagógico e conceptivo-legal. Observa-se um acentuado crescimento na procura por essa modalidade de ensino no país. Decorrente desse fato, surge uma problemática: a EaD pode ser encarada como mais uma solução obtendo o acesso para cursar uma formação básica ou continuada, técnica ou superior,  nesta modalidade de ensino ou será mais um problema educacional que crescerá vertiginosamente, num futuro não tão distante? Tem-se por objetivo neste escopo, a investigação da questão levantada, através de pesquisa bibliográfica, fazendo uso duma breve revisão dos conceitos dados à modalidade, elaborados por alguns autores, bem como, enumerar alguns acontecimentos e instituições que se tornaram marcos históricos para a consolidação da atual Educação a Distância no Brasil, dando ênfase a aplicação da EaD no ensino superior, haja vista que a importância que a mesma está crescendo globalmente e tem se tornado recentemente, um instrumento fundamental de promoção de oportunidades para muitos indivíduos.

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Biografía del autor/a

Sémebber Silva Lino Silva LINO, Mestrando em Modelagem e Otimização pela Universidade Federal de Goiás (2015-2016). É docente do quadro permanente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Goias,

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2001), Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2009), Licenciado em Física pela Universalidade Estadual do Vale do Acaraú (2010), Especializando em Informática Aplicada a Educação pela Universidade Federal de Goiás (2012), Bacharel em Teologia pela Faculdade Entre Rios – PI (2013),  Analista de Sistemas pela Universidade Estácio de Sá (2014), Atualmente é mestrando em Modelagem e Otimização pela Universidade Federal de Goiás (2015-2016). É docente do quadro permanente do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Goias, bem como, é também docente estatutário da rede pública de ensino do estado de Goiás, lecionando matemática, física, química, sociologia, filosofia e educação religiosa no Ensino Médio. semebber@hotmail.com

Denise Cristina BUENO, Tutora de Cursos de Extensão em Gestão e Tecnologia Educacional na modalidade a distância pela PUC/SP. Monitoria a distância do Curso e Especialização em Tecnologias Educacionais pela PUC/RJ. Coordenadora de EAD do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal pela ESAF em Goiás. Qualificadora em Administração e Informática no Projovem Urbano em Goiânia. Atualmente coordenadora do NTE de Goiânia- Núcleo de Tecnologia Educacional da SEDUC/GO,

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1998). Graduando Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Informática Educacional (1999) e especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2002). Especialista pela FGV no Curso de Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial do Prounico-PNAGE - GO. Tutora de Cursos de Extensão em Gestão e Tecnologia Educacional na modalidade a distância pela PUC/SP. Monitoria a distância do Curso e Especialização em Tecnologias Educacionais pela PUC/RJ. Coordenadora de EAD do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal pela ESAF em Goiás. Qualificadora em Administração e Informática no Projovem Urbano em Goiânia. Atuou como Tutora do Curso de Mídias e Educação pela UFG/MEC em 2008. Atualmente coordenadora do NTE de Goiânia- Núcleo de Tecnologia Educacional da SEDUC/GO, atuando no planejamento de cursos na modalidade presencial e a distância na formação de educadores para utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação, e professora-orientadora deste artigo. denise2bueno@yahoo.com.br

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

LINO, S. S. L. S.; BUENO, D. C. CONCEPÇÕES HISTÓRICO-PEDAGÓGICAS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO BRASIL: A EAD É UMA SOLUÇÃO OU PROBLEMA?. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38745. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 169–190, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38745. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/38745. Acesso em: 15 nov. 2024.