PRODUTIVIDADE DAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DA MAMONEIRA COM EFEITO DE ADUBAÇÃO ORGÃNICA E FERTILIZANTES QUÍMICOS EM CATOLÉ DO ROCHA-PB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35269

Autores/as

  • José Sebastião MELO FILHO UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.
  • Valdeci Andrade DANTAS Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.
  • Diego Frankley da Silva OLIVEIRA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.
  • Leonardo Pereira da SILVA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.
  • Fabiana Xavier COSTA Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais. CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v4i2.35269

Palabras clave:

produção, fitomassa, nitrogênio

Resumen

Objetivou-se com este trabalho analisar a produtividade da mamoneira, após adubação com resíduos sólidos orgânicos (casca de pinhão manso) e doses crescentes de nitrogênio e fixas de fósforo nas condições edafoclimáticas. O experimento foi desenvolvido na área experimental do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Catolé do Rocha – PB. Os tratamentos consistiram de uma combinação fatorial com duas formas de utilização de casca de pinhão manso (natural e moída). Na quantidade de 3 t/ha-1 e três doses de nitrogênio (0, 30, 60 Kg /ha-1), aplicado no cultivo em delineamento experimental de blocos ao acaso. Os resultados para as variáveis estudadas obtiveram-se efeito significativo em função de diferentes doses de nitrogênio na fitomassa do caule, fitomassa da raiz principal, número de sementes do cacho e a fitomassa de 100 sementes do cacho. Sendo que os maiores valores obtidos foi com a dose de 60 kg/ha-1, superando respectivamente as demais quantidades de 30 e 0 kg /ha-1N. Foi constatado que nenhuma das variáveis estudadas sofreu efeito significativo para fator tipo de casca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Sebastião MELO FILHO, UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.

Mestre em Sistemas Agroindustriais – UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.   sebastiaouepb@yahoo.com.br

Valdeci Andrade DANTAS, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.   valdeci.emepa@bol.com.br

Diego Frankley da Silva OLIVEIRA, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.    diegofrankley.g3@gmail.com

Leonardo Pereira da SILVA, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Ciências Agrárias.   leonardopereira1992@gmail.com

Fabiana Xavier COSTA, Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais. CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil.

Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais.  CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil.

fabyxavierster@gmail.com

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

MELO FILHO, J. S.; DANTAS, V. A.; OLIVEIRA, D. F. da S.; SILVA, L. P. da; COSTA, F. X. PRODUTIVIDADE DAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DA MAMONEIRA COM EFEITO DE ADUBAÇÃO ORGÃNICA E FERTILIZANTES QUÍMICOS EM CATOLÉ DO ROCHA-PB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35269. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 161–172, 2014. DOI: 10.5216/teri.v4i2.35269. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/35269. Acesso em: 18 sep. 2024.