O ETNOCONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO EM CATOLÉ DO ROCHA – PB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35238

Autores/as

  • José Sebastião MELO FILHO UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.
  • Leonardo Pereira da SILVA Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Área: Ciências Agrárias.
  • Fabiana Xavier COSTA Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV.
  • José Ozildo dos SANTOS Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.
  • Patricio Borges MARACAJÁ Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v4i2.35238

Palabras clave:

plantas medicinais, utilização, significado cultural

Resumen

No contexto atual, a Etnobotânica se apresenta como um campo interdisciplinar na compreensão do estudo e interpretação do conhecimento, significados culturais, manejo e usos tradicionais dos elementos da flora ambiental. As plantas medicinais são utilizadas até hoje, principalmente, por populações carentes que não têm acesso à medicina ortodoxa, que valoriza a utilização de produtos sintéticos. Na pesquisa os dados coletados demonstram que os produtores rurais entrevistados, no município de Catolé do Rocha, Estado da Paraíba, possuem um significativo conhecimento sobre a utilização das plantas medicinais no tratamento das doenças que afetam os seres humanos. Ficou demonstrado que a parte da planta mais utilizada na produção de remédios caseiros é a folha em seu estado verde e a forma de preparo é a infusão,para o tratamento de doenças em seres humanos. Existe entre os entrevistados uma larga utilização do mel de abelha associado as plantas medicinais no tratamento de suas doenças.

Descargas

Biografía del autor/a

José Sebastião MELO FILHO, UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.

Mestre em Sistemas Agroindustriais – UFCG. Universidade Federal de Campina Grande. Campus Pombal – PB. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.   sebastiaouepb@yahoo.com.br

Leonardo Pereira da SILVA, Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Área: Ciências Agrárias.

Universidade Estadual da Paraíba. Departamento de Agrárias e Exatas. Área: Ciências Agrárias. E-mail:  leonardopereira1992@gmail.com

Fabiana Xavier COSTA, Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV.

Prof. Dra. do Departamento de Agrárias e Exatas da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB/Campus IV. Bióloga, Doutorado em Recursos Naturais.  CEP 58884-000 - Catolé do Rocha – Paraíba – Brasil. E-mail: fabyxavierster@gmail.com

José Ozildo dos SANTOS, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais.

Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais. E-mail: ozildoroseliasolucoes@hotmail.com

Patricio Borges MARACAJÁ, Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar.

Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar. Sistemas Agroindustriais. E-mail:

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

MELO FILHO, J. S.; SILVA, L. P. da; COSTA, F. X.; SANTOS, J. O. dos; MARACAJÁ, P. B. O ETNOCONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO EM CATOLÉ DO ROCHA – PB - DOI: 10.5216/teri.v4i2.35238. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 41–53, 2014. DOI: 10.5216/teri.v4i2.35238. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/35238. Acesso em: 12 ene. 2025.