PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DOI: 10.5216/teri.v3i2.29802

Autores/as

  • Edna Maria Silva Oliveira GODINHO Graduada em Geografia pela UFG, 2006 e Pós Graduada em Educação Ambiental UFG, 2008.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v3i2.29802

Palabras clave:

Pedagogia da Alternância, Ensino, Aprendizagem

Resumen

Aqui será abordada a pedagogia em três âmbitos: rural, do campo e da Alternância. A pedagogia oferece inúmeros meios para o ensino/aprendizagem em qualquer espaço ou território onde se encontra a vontade de aprender, a busca pelo conhecimento ou mesmo o desejo de conhecer. Esse conhecimento vem da família, dos amigos, da escola, em todos os lugares onde vivemos. A Alternância descreve mudanças para o aprendizado, no âmbito descritivo, com base cultural de cada individuo do grupo, da família, dos amigos mais ou mesmo de grupos religiosos. Essa metodologia educacional tem inicio nos anos 90 e tem balizada em pesquisas científicas. Este método está implícito na proposta de Jean Piaget, fazer pra compreender, ou seja, primeiro praticar, para depois teorizar sobre a prática. Ainda segundo Piaget o desenvolvimento humano é além de muito rico esplendidamente diversificado, cada individuo possui características próprias que as diferenciam umas das outras, em seu próprio ritmo de desenvolvimento, a singularidade de cada ser humano produz seu avanço e suas mudanças. Aa pedagogia se enquadra nesse contexto, pois dela vem à segunda fase do nosso aprender.

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Biografía del autor/a

Edna Maria Silva Oliveira GODINHO, Graduada em Geografia pela UFG, 2006 e Pós Graduada em Educação Ambiental UFG, 2008.

Graduada em Geografia pela UFG, 2006 e Pós Graduada em Educação Ambiental UFG, 2008.

Citas

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

GODINHO, E. M. S. O. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA DOI: 10.5216/teri.v3i2.29802. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 118–124, 2013. DOI: 10.5216/teri.v3i2.29802. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/29802. Acesso em: 22 dic. 2024.