A TRANSDISCIPLINARIDADE DA ÁGUA NA LÓGICA DO TERCEIRO INCLUÍDO DOI: 10.5216/teri.v3i2.29801

Autores/as

  • Ana Isabel Pereira CARDOSO Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC Ciências Ambientais Grupo de Pesquisa em Educação Física – GPEF/UNIBAVE
  • Teresinha Maria GONÇALVES Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC de Criciúma Docente do Mestrado em Ciências Ambientais, dos cursos de Psicologia e Arquitetura/Urbanismo,

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v3i2.29801

Palabras clave:

Ambiente, Complexidade, Realidades, governança da água

Resumen

A água, fundamental para a vida, é direito e responsabilidade de todos e o acesso de todos à água potável é o grande desafio, assim este artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a lógica do terceiro incluído, um dos pilares da transdisciplinaridade, contribuindo para a compreensão e o comprometimento do sujeito dependente, na conservação e preservação da água. Para tanto fez-se necessário a análise das literaturas sobre a água e a transdisciplinaridade em livros, periódicos e artigos; e posteriormente relacionar conceitos e reelaborar teorias, percebendo a transdisciplinaridade como característica inerente a ela, e a educação como foco na formação e informação do cidadão, onde os saberes são elaborados nos diversos contextos de realidades e compreensão do mundo, sendo o usuário o terceiro incluído, diante das relações socioambientais com a água, isto é, o elemento integrador atuante nas questões políticas e ambientais da atualidade que afetam a vida sobre a Terra.

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Biografía del autor/a

Ana Isabel Pereira CARDOSO, Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC Ciências Ambientais Grupo de Pesquisa em Educação Física – GPEF/UNIBAVE

Professora de Educação Física, Fisioterapeuta e aluna do curso de Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC de Criciúma SC.

Teresinha Maria GONÇALVES, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC de Criciúma Docente do Mestrado em Ciências Ambientais, dos cursos de Psicologia e Arquitetura/Urbanismo,

Mestre em Psicologia Social e Doutora em Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Docente do Mestrado em Ciências Ambientais, dos cursos de Psicologia e Arquitetura/Urbanismo, coordena o laboratório de Pesquisa em Meio Ambiente e espaço Urbano e Psicologia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC de Criciúma – SC.

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Publicado

2013-12-31

Cómo citar

CARDOSO, A. I. P.; GONÇALVES, T. M. A TRANSDISCIPLINARIDADE DA ÁGUA NA LÓGICA DO TERCEIRO INCLUÍDO DOI: 10.5216/teri.v3i2.29801. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 104–117, 2013. DOI: 10.5216/teri.v3i2.29801. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/29801. Acesso em: 15 nov. 2024.