A TRANSDISCIPLINARIDADE DA ÁGUA NA LÓGICA DO TERCEIRO INCLUÍDO DOI: 10.5216/teri.v3i2.29801
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v3i2.29801Palabras clave:
Ambiente, Complexidade, Realidades, governança da águaResumen
A água, fundamental para a vida, é direito e responsabilidade de todos e o acesso de todos à água potável é o grande desafio, assim este artigo tem como objetivo estabelecer relações entre a lógica do terceiro incluído, um dos pilares da transdisciplinaridade, contribuindo para a compreensão e o comprometimento do sujeito dependente, na conservação e preservação da água. Para tanto fez-se necessário a análise das literaturas sobre a água e a transdisciplinaridade em livros, periódicos e artigos; e posteriormente relacionar conceitos e reelaborar teorias, percebendo a transdisciplinaridade como característica inerente a ela, e a educação como foco na formação e informação do cidadão, onde os saberes são elaborados nos diversos contextos de realidades e compreensão do mundo, sendo o usuário o terceiro incluído, diante das relações socioambientais com a água, isto é, o elemento integrador atuante nas questões políticas e ambientais da atualidade que afetam a vida sobre a Terra.
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