JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E CINEMA: PENSANDO A SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO NORDESTINO - DOI: 10.5216/teri.v3i1.27325
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v3i1.27325Palabras clave:
Cinema, Juventude, Sustentabilidade, Processos de AprendizagemResumen
O presente estudo teve como objetivo verificar os sentidos atribuídos por jovens a respeito da exibição e debate sobre o documentário Lixo Extraordinário. O grupo foi formado por dez estudantes da disciplina optativa Educação para Sustentabilidade, integrante do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável na Universidade Federal do Ceará – Campus do Cariri, ofertada em 2011.2. Foi solicitada uma produção textual acerca do filme projetado. A partir das falas registradas procedeu-se a análise do discurso de cada participante. Como resultado, verificou-se a centralidade de três categorias: a primeira explora o próprio conteúdo das histórias retratadas no documentário; a segunda apresenta o filme como recurso didático e facilitador de várias aprendizagens; a terceira trata dos impactos pessoais e desdobramentos na vida acadêmica dos estudantes. Na avaliação final da disciplina, a exibição e o debate sobre o filme foram considerados por todos como extremamente relevantes para a aprendizagem de cada um delesDescargas
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