A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA ECOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ENCANTADO-RS - DOI: 10.5216/teri.v3i1.27317

Autores/as

  • Marlou Cristina KLIMA Profa. de ciências do ensino fundamental, cidade de Roca Sales. Funcionária da Secretaria de Educação, responsável pelos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Cidade de Roca Sales/RS
  • Valdir Jose MORIGI UFRGS. Prof. Dr. Associado da UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v3i1.27317

Palabras clave:

Questões Socioambientais, Paradigma da Complexidade, Cultura Ecológica

Resumen

A construção de uma cultura ecológica nas escolas é fundamental para entender as questões socioambientais e sua complexidade no mundo contemporâneo. Nesse processo, as práticas pedagógicas exercem um papel essencial no sentido de propor mudanças na realidade e nos estilos de vida das pessoas. A construção de uma consciência ecológica envolve a inserção de temas socioambientais nos currículos escolares, pois trabalhar os conteúdos socioambientais implica em assumir uma perspectiva reflexiva e integradora dos conhecimentos. O estudo apoiou-se no paradigma da complexidade de Edgar Morin. Pesquisa de abordagem qualitativa a partir de um estudo realizado em 2012 em escolas municipais de Ensino Fundamental da cidade de Encantado-RS nas quais foi possível identificar quais as disciplinas , analisar os conteúdos ministrados e as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes das escolas. Conclui-se que para a construção da cultura ecológica é preciso uma revisão no pensamento dos educadores e das suas práticas pedagógicas em relação aos conhecimentos socioambientais em sala de aula (disciplinar, fragmentada e mecânica), pois é necessário reaprender a religar e estabelecer conexões entre a natureza e a vida cotidiana dos aprendizes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlou Cristina KLIMA, Profa. de ciências do ensino fundamental, cidade de Roca Sales. Funcionária da Secretaria de Educação, responsável pelos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Cidade de Roca Sales/RS

Profa. de ciências do ensino fundamental, cidade de Roca Sales. Funcionária da Secretaria de Educação, responsável pelos Projetos Pedagógicos das Escolas Municipais da Cidade de Roca Sales/RS. Mestranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, UNIVATES/RS. Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas-FACISA (2005). Graduação em Ciências Biológicas, Centro Universitário Univates /RS(2004). Tem experiência na área de Biologia Geral.

Valdir Jose MORIGI, UFRGS. Prof. Dr. Associado da UFRGS.

Prof. Dr. Associado da UFRGS. Doutorado em Sociologia, USP (2001), e UNIVATES. Mestrado em Sociologia Rural, UFRGS (1988). Graduação em Ciências Sociais, PUC-RS (1984). Graduação em Biblioteconomia, UFPB (1998). Atua na área de Sociologia e Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, principalmente nos temas: cidadania, consumo, cultura popular, memória social, festas populares, conhecimento e sociedade, imaginário, mídia e representações sociais, cultura, sustentabilidade e meio ambiente.

Citas

BOFF, Leonardo. Ecologia: mundialização e espiritualidade. São Paulo: Editora Ática, 2000.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

LEFF, Henrique. Ecologia, capital e cultura: A Territorialização da Racionalidade Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2009.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília; UNESCO, 2000.

______.A religação dos saberes - o desafio do século XXI, São Paulo: Bertrand Brasil, 2004

BOFF, Leonardo. Ecologia: mundialização e espiritualidade. São Paulo: Editora Ática, 2000.

PIERRE, Weil. Uma nova visão e abordagem do real. São Paulo: Ed. Palas Athenas, 1990.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

KLIMA, M. C.; MORIGI, V. J. A ESCOLA NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA ECOLÓGICA: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM ENCANTADO-RS - DOI: 10.5216/teri.v3i1.27317. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 3, n. 1, p. 23–36, 2013. DOI: 10.5216/teri.v3i1.27317. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/27317. Acesso em: 18 sep. 2024.