O QUE SUSTENTA A VIDA? - DOI: 10.5216/teri.v2i1.20558
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v2i1.20558Palabras clave:
Educação, transdisciplinaridade, espiritualidade, ser humanoResumen
Como fazer para preservar a vida? Este artigo trás uma proposta de ação educativa transdisciplinar para a sustentabilidade baseada na formação integral do ser humano, levando em consideração as nossas dimensões físicas e espirituais. Essa relação entre as dimensões espiritual e material do Ser Humano é a tensão fundamental que permeia todas as outras. Só quando nos reconhecermos como seres espirituais e assumirmos a responsabilidade uns com os outros, podemos garantir a sobrevivência da Humanidade.
Palavras chaves: Educação, transdisciplinaridade, espiritualidade, ser humano
Descargas
Citas
DELORS, J. (Org.) Educação: um tesouro a descobrir – São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/UNESCO, 2000.
ARRUDA, M. & BOFF, L. Globalização: desafios sócio-econômicos, éticos e educacionais. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002
VIANA, R e OLIVEIRA, S. Amar e Cuidar- A Reverência pela Vida na Educação Ambiental. Goiânia/GO: Kelps, 2011
D’AMBRÓSIO, U. Conhecimento e Consciência em Conhecimento, Cidadania e Meio Ambiente. V. 2. Temas Transversais. São Paulo: Peirópolis, 1998.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MIGLIORI, R. Cultura de Paz e Valores Humanos. Rio de Janeiro: Programa da Paz, 2001.
MORIN, E. Saberes globais e saberes locais. Rio de Janeiro: Garamond, 2000
NICOLESCU, B. Que sociedade queremos para o amanhã? Documento do CIRET/UNESCO, 1999.
NICOLESCU, B, et all. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: Trion, 2002.
SATHYA SAI BABA. Cultura y Espiritualid. Buenos Aires: Errepar, 1996.
PEREIRA, M.V. Corpo E Consciência: Possibilidades De Uma Prática Educacional Integradora. Goiânia. Biblioteca da Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. Universidade Salgado Oliveira. 2008