UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR À PESQUISA-AÇÃO. - DOI: 10.5216/teri.v2i1.20140
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v2i1.20140Palabras clave:
Pesquisa-Ação, Transdisciplinaridade, Participação e SustentabilidadeResumen
O artigo “Uma Abordagem Transdisciplinar à Pesquisa-Ação” apresenta os fundamentos da Pesquisa-Ação e os fundamentos da transdisciplinaridade, construindo um caminho de diálogo e convergência na perspectiva de uma metodologia transdisciplinar de pesquisa científica. A partir dos desafios para o desenvolvimento de pesquisas que estudam os processos sociais e ambientais, em sua dinâmica e em seu compromisso explicito com efetivas contribuições à realidade, a Pesquisa-Ação-Transdisciplinar aponta para a formação do pesquisador transdisciplinar e para os procedimentos de pesquisa, reconhecendo os desafios no estudo de processos complexos e na compreensão das dimensões de realidade, a partir das suas diferentes lógicas, auxiliando assim o desenvolvimento da episteme complexa do pesquisador. Com uma ampla aplicação da Pesquisa-Ação-Transdisciplinar em diferentes processos de planejamento e gestão do território, na conservação da natureza - em unidades de conservação, na gestão da água - em bacias hidrográficas e na educação ambiental, o artigo apresenta uma estruturação metodológica experimentada, avaliada e consolidada para a ciência humanista no Brasil.
Palavras-chaves: Pesquisa-Ação, Transdisciplinaridade, Participação e Sustentabilidade.
Descargas
Citas
HABERMAS, Jüugen. Teoria de La Accion Comunicativa. 2 Tomos. Madrid: Tourus, 1987.
LUPASCO, Stéphane. O homem e suas três éticas. Lisboa (PT): Instituto Piaget, 1986.
MACEDO, Roberto S. A Etnopesquisa Crítica e Multireferencial na Ciências Humanas e na Educação. Salvador: EDUFBA, 2000.
MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. Autopoiésis and Cognition. Dordrecht, Ho: D.Reidel, 1980.
______ De Máquinas e Seres Vivos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
MORIN, Edgar. O Método I – a Natureza da Natureza. (Tradução de Maria Gabriela de Bragança), 2a edição. Portugal: Publicações Europa - América/Biblioteca Universitária, 1987.
______ O Método II –a Vida da Vida. (Tradução de Maria Gabriela de Bragança). 2a.Edição. Portugal: Publicações Europa-América/ Biblioteca Universitária,1989.
______ O Método III - O Conhecimento do Conhecimento/1. 2a.Edição. (Tradução de Maria Gabriela de Bragança). Portugal: Publicações Europa – América,1987.
______ O Método IV – As Idéias – Habitat, vida, costumes organização. (Tradução de Juremir Machado da Silva). Porto Alegre: Sulina,1988.
______ La methode V - L humanite de L humanite. Lisboa: Seuil, 2001.
______ Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora da Silva e Jeane Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.
PALAVIZINI, Roseane. Gestão Transdisciplinar do Ambiente: Uma Perspectiva aos Processos de Planejamento e Gestão Social no Brasil. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – UFSC, Florianópolis, 2006.
PALAVIZINI, Roseane. Espaço Público: ambiente e percepção. 1998. Dissertação (Mestrado de Arquitetura e Urbanismo)– Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1998.
PALAVIZINI, Roseane. O Reencontro com o Sagrado em uma Perspectiva Ambiental. TECBAHIA: Revista Baiana de Tecnologia, Camaçari, vol.20, n.1, jan./abr. 2005.
PRIGOGINE, Ilya, STENGERS, Isabelle. A nova aliança. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1984. 248p.
SILVA, Daniel J. Complexidade e Ambiente: Uma Perspectiva Metodológica para a Construção de Dimensões Complexas do Ambiente. Programa de Pós-Graduação da UFSC. Artigo não publicado. Santa Catarina, 2002.
______ Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. Florianópolis, 1998.240.f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
______ O Paradigma Transdisciplinar: uma perspectiva metodológica para a pesquisa ambiental. In: PHILIPPI, Arlindo (Eds), Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000.
SILVA, Daniel J.; PALAVIZINI, Roseane; et. al. Metodologia multicriterial para definição de limites de unidades de conservação. 2001. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001.
THIOLLENT, Thiollent. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992. p.45.