A CONCEPÇÃO DE NATUREZA NA GEOGRAFIA E A RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. - DOI: 10.5216/teri.v2i1.19956
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v2i1.19956Palabras clave:
Natureza, Educação Ambiental, GeografiaResumen
A geografia, desde sua origem, sempre teve como uma de suas características a relação entre o ser humano e o meio ambiente, mesmo na Antiguidade, quando era meramente descritiva e os diversos povos (egípcios, romano, árabes, entre outros) desenvolveram um conhecimento geográfico próprio e independente. A relação entre o ser humano e o meio ambiente tem passando por diversas transformações no período histórico, produzindo novas formulações em suas bases teóricas. Nesta perspectiva é extremamente importante conhecer os significados da concepção de natureza no decorrer da história humana, pois tal conhecimento é fundamental para entendermos o ambiente e compreendermos a temática ambiental atual. Pretendemos assim, neste artigo, evidenciar os diversos conceitos de natureza na ciência geográfica através da evolução de seu pensamento nos diferentes momentos históricos, refletir o embate da modernidade e pós-modernidade e a questão ambiental e por fim explicitar a relação da Geografia para com a educação ambiental. Para tal abordagem damos um recorte temporal a partir da institucionalização da geografia no campo do conhecimento científico, ou seja, final do século XX.
Palavras-chave: Natureza; Educação Ambiental; Geografia
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