INTUITIVE EXPERIENCE

Subjectivity in Viola Spolin and Jerzy Grotowski

Authors

  • Ronei Vieira Nogueira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. roneivieiraator@gmail.com
  • Onira de Ávila Pinheiro Tancrede Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. oniradeavila@gmail.com
  • Robson Corrêa de Camargo Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. rcc1917@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v12i1.74793

Keywords:

Intuitive Experience, Viola Spolin, Jerzy Grotowski

Abstract

This study examines the intuitive experience in the process of theatrical construction and performance from the elaborations on the theatrical practice of Polish actor Jerzy Grotowski (1933-1999) and American theater director Viola Mills, daughter of Russian immigrant Jews, internationally known as Viola Spolin (1906-1994). Spolin brought very rich contributions about the role of the intuitive act in creation in her pedagogical approach to theatrical creation from the experience with immigrants and their culture, immigrants who were participating in the intense steps of the industrial revolution in the United States at the beginning of the 20th century. In this study, from the reflections and propositions of these two artists, we seek to analyze and discuss the processing of intuitive experience and the elements of subjectivity in the theatrical elaboration in actors/actresses and non-actors/actresses. And it is from these relations that the intuitive experience is discussed with the intention of understanding the subjectivity in theater and in the lives of its practitioners.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ronei Vieira Nogueira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. roneivieiraator@gmail.com

Ronei Vieira é ator e professor de teatro. Entre seus últimos trabalhos realizou Senhora dos Afogados, 2008 ? 2012, Companhia, 2009 ?, Quê Onde, 2010 ?, Curta Beckett, 2014 - e A Noite dos Assassinos 2018 - .Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral. Licenciado em Artes Cênicas pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutorando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG. Membro do Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance. Atualmente atua nos espetáculos "Companhia", "Quê Onde", ?Curta Beckett? e "A Noite dos Assassinos", espetáculos com direção de Robson Corrêa de Camargo e apresentados em várias cidades do Brasil, Argentina, México e Polônia. É professor de teatro efetivo da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, onde atua desde 2006.

Onira de Ávila Pinheiro Tancrede, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. oniradeavila@gmail.com

Doutoranda e Mestra no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Performances Culturais pela Universidade Federal de Goiás / UFG, com a dissertação intitulada Jogos teatrais, Pensamento Simbólico e conhecimento intuitivo: Diálogos entre Viola Spolin e Jean Piaget. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria ? UFSM (1997), Professora efetiva da rede estadual (2002) e da da rede municipal na Escola Municipal Coronel José Viana Alves (2006). Atualmente integra a equipe do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte da Secretaria de Estado da Educação em Goiás. Exerceu a função de Redatora do Documento Curricular de Goiás - Etapa Ensino Fundamental na construção do DC_GO AMPLIADO na Área de Linguagens ? Componente curricular ? Arte/teatro. Tem experiência na área das Artes Cênicas, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Documento Curricular para Goiás (DC_GO AMPLIADO), Educação Básica, Ensino a Distância (EAD), Reorientação Curricular, teatro-educação, integração das linguagens artísticas, preparação cênica, produção artística, atuação e performance.

Robson Corrêa de Camargo, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás. rcc1917@gmail.com

Professor do Programa de Pós Graduação Performances Culturais da Área Interdisciplinar da CAPES. Idealizador e fundador do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG (Doutorado e Mestrado, 2012). Encenador e crítico de teatro, coordena a Rede Goiana de Pesquisa em Performances Culturais, financiamentos CNPQ, FAPEG, CAPES, FUNAPE.

References

AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Soares Amora da língua portuguesa. 19. ed. São Paulo: Saraiva, [1997]2013.

EVREINOFF, Nicolás. El teatro en la vida. Traducción por Malkah Rabell. Buenos Aires: Ediciones Leviatán, 1956.

FÉRAL, J. Acerca de La teatralidad. Caderno de teatro XXI. Buenos Aires: Nueva geracion, 2003.

GROTOWSKI, J. Em Busca de um Teatro Pobre. Tradução de Aldomar

Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

GROTOWSKI, Jerzy. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959 – 1969.

Textos e materiais de Jerzy Grotowski e Ludwik Flaszen. Tradução de Berenice

Raulino. São Paulo: Perspectiva, 2010.

DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, [1934]2010.

______. Experiência e educação. 2. ed. Tradução de Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional, [1938]1971.

MEAD, George Herbert. Mente, Self e sociedade [Edição definitiva]; editado por Charles W. Morris; edição com notas de Daniel R. Huebner e Hans Joas; Tradução de Maria Silvia Mourão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.

OLINTO, L.; LAMPERT, C. Grotowski e o Parateatro: contracultura, ascese e gnose. MORINGA - Artes do Espetáculo, [S. l.], v. 11, n. 1, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2177-8841.2020v11n1.53514. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/moringa/article/view/53514. Acesso em: 1 abr. 2022.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 3. ed. Tradução de Jacob Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, [1996]2011.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho - imagem e representação. 3. ed. Tradução de Álvaro Cabral e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de janeiro: Zahar, [1945]1978.

______. Para onde vai a educação? 9. ed. Tradução de Ivete Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, [1971]1988.

______. Pedagogia. In: PARRAT, S.; TRYPHON, A. (Org.). Tradução de Joana Chaves. São Paulo: Horizontes Pedagógicos/Instituto Piaget, 1998.

TURNER, V. Do Ritual ao teatro: a seriedade humana de brincar - 1ªed. Rio de Janeiro, UFRJ, [1982] 2015.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica? São Paulo: Brasiliense, 1996.

SILVEIRA, Lauro Frederico Barbosa da. Curso de Semiótica Geral. São Paulo: Quartier Latin, 2007. p. 40.)

SPOLIN, Viola. Improvisation for Theater. 3. ed. Chicago: Northwestern University Press, [1963]1999.

______. Improvisação para o teatro. 5. ed. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, [1963]2008.

______. Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, [1975] 2012.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Tradução de Pontes de

Paula Lima. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

Published

2022-12-30

How to Cite

VIEIRA NOGUEIRA, R.; DE ÁVILA PINHEIRO TANCREDE, O.; CORRÊA DE CAMARGO, R. INTUITIVE EXPERIENCE: Subjectivity in Viola Spolin and Jerzy Grotowski. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 12, n. 1, 2022. DOI: 10.5216/teri.v12i1.74793. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/74793. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS