FUNDAMENTOS DA MEDITAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: TRANSDISCIPLINARIDADE, HOLÍSTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38797
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i2.38797Keywords:
Meditação, Escola, Formação de professores, Educação Integral, Educação HolísticaAbstract
Este trabalho se constitui numa perspectiva de formação de professores de educação infantil voltada para a educação integral da criança. O objetivo é verificar em que medida as práticas contemplativas, como a meditação, podem contribuir para a construção de significados que ultrapassem os conhecimentos práticos do cotidiano. As reflexões salientam a importância das atividades voltadas para a compreensão da natureza, suas leis e processos de preservação da vida e como a ciência contribui para sua preservação. A inserção da criança como ser do mundo e não somente estando no mundo é o foco principal dos aprendizados. A partir desse entendimento acredita-se que a reflexão sobre as atividades práticas e teóricas realizadas pelas crianças deva servir de suporte para a construção de significados para suas ações e teorizações que ocorrem nas atividades diárias, em momentos de meditação. Concluímos que a prática da meditação pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento como atividade do espírito em processos de autoconhecimento. Além desenvolver a capacidade de crítica sobre a presença de cada um no mundo, a criança ampliará sua compreensão a respeito da natureza e seu estar no mundo caracterizando princípios de alfabetização científica num processo integrado de desenvolvimento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-11-30
How to Cite
ROCHA, M. D.; FLORES, J. F.; MARQUES, L. F. FUNDAMENTOS DA MEDITAÇÃO NO ENSINO BÁSICO: TRANSDISCIPLINARIDADE, HOLÍSTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38797. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 2, p. 398–413, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i2.38797. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/38797. Acesso em: 22 dec. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2024 Mariana Duarte ROCHA, José Francisco FLORES, Luciana Fernandes MARQUES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.