TRANSDISCIPLINARIDADE E JOGOS COOPERATIVOS - PRÁTICA E REFLEXÃO NO PRONTO SORRISO, FACULDADE DE MEDICINA, UFG, GOIÁS.

Authors

  • Marcelo dos Santos MARQUES Universidade Estadual de Goiás, UEG/ Educação Física Universidade Federal de Goiás, UFG/ Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v2i1.21990

Keywords:

Jogos Cooperativos, Jogo, Saúde, Transdisciplinaridade, Educação.

Abstract

O artigo é um relato da experiência que tem sido desenvolvida no Núcleo Livre Pronto Sorriso da UFG, no qual jogos cooperativos são utilizados como ferramenta pedagógica para discussão e reflexão de valores e conceitos, permeando o respeito ao próximo com suas individualidades e diversidades. Tendo como base o  paradigma transdisciplinar que almeja a construção do conhecimento de forma criativa, participativa e holística. Os jogos cooperativos e a transdisciplinaridade abrem a possibilidade de novos paradigmas para aplicação do jogo no ambiente acadêmico, afirmando e alicerçando a importância do convívio e da valoração do próximo. O relato é a busca por um formato de educação e formação de indivíduos comprometidos com a construção de um mundo menos egocentrista e mais cooperativo.

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Author Biography

Marcelo dos Santos MARQUES, Universidade Estadual de Goiás, UEG/ Educação Física Universidade Federal de Goiás, UFG/ Faculdade de Medicina

Licenciado em Educação Física, ESEFFEGO – Universidade Estadual de Goiás, UEG.

Professor de palhaço no Núcleo Livre Pronto Porriso, Faculdade de Medicina, UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Professor convidado da disciplina Humor no Cuidar da Pós-graduação de Educação em Saúde e Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina, UFG.

Especialista em técnicas de circo.   e-mail: maremarc@hotmail.com

 

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Published

2012-06-30

How to Cite

MARQUES, M. dos S. TRANSDISCIPLINARIDADE E JOGOS COOPERATIVOS - PRÁTICA E REFLEXÃO NO PRONTO SORRISO, FACULDADE DE MEDICINA, UFG, GOIÁS. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 2, n. 1, p. 122–133, 2012. DOI: 10.5216/teri.v2i1.21990. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/21990. Acesso em: 23 dec. 2024.