SALA EM CENA: JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DO/A GESTOR/A SOCIAL - DOI 10.5216/teri.v1i1.14389

Authors

  • Maria Suzana MOURA UFBA
  • Maria Solange MOURA UFBA
  • Mônica Calil Pires FARGS - Faculdades Rio-Grandenses

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v1i1.14389

Keywords:

Jogos teatrais, gestor social, transdisciplinaridade

Abstract

As cenas que passamos a contar neste artigo foram experienciadas e construídas durante dois semestres, do ano de 2008, no curso de Estrutura e Funções de Governo da graduação em administração da Universidade Federal da Bahia. A experiência com jogos teatrais dialoga com pressupostos teóricos da teoria da complexidade e da Arte na Educação. Nessas cenas aprofundamos a percepção, reflexão e vivência da integração dos saberes intelectivo, sensível e intuitivo no processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva da formação do gestor/a protagonista solidário e enquanto parte de uma liderança coletiva. O próprio texto do artigo foi tecido na linguagem teatral em três cenas: o Contexto; os Bastidores e os Jogos Teatrais vividos na sala de aula – cena esta dividida em três atos; e Fechando as Cortinas. Em todas elas estão atuando como protagonistas as autoras, os/as estudantes e autores/as convidados/as.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Suzana MOURA, UFBA

graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1997). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestao local, redes, inovacoes, governo local e economia solidária. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Padéia, Laboratório de Pesquisa Transdiciplnar sobre Metodologia para à Educaçã e Gestãio Social

Mônica Calil Pires, FARGS - Faculdades Rio-Grandenses

doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985). Tem experiência na área de Letras, em Português (Leitura e Produção de Textos ou Português Básico) e, especialmente, em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução cultural (do Mundo Árabe-Muçulmano para o Ocidente judaico-cristão), relações interpessoais e interculturais, cultura de Paz, literatura universal, literatura infantil, literatura comparada e interdisciplinaridade. Também trabalha com Criação Literária e Língua Portuguesa.

References

BARBOSA, Ana Mãe (Org). Arte/Educação contemporânea: Consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

BOAL, Augusto. O Teatro como arte marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

_____________ 200 Exercícios e Jogos para ator e não-ator com vontade de dizer algo através do teatro. 6ª Ed. RJ; Civilização Brasileira, 1985.

CAPRA, Fritjof. Ponto de Mutação; São Paulo;Ed. Cultrix, 1991

_____________ A Teia da Vida, São Paulo, Editora Cultrix, 2002

DAVEL, Eduardo, VERGARA Sylvia Constant & GHADRIRI Djahanchah Philip. Administração com Arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. Campinas: Papirus, 1988.

___________ Por que arte-educação? Campinas-SP: Papirus, 1983.

__________. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

__________. Pedagogia do oprimido. 21ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993..

GIANNELLA, Valéria e MOURA, Maria Suzana. Gestão em Rede e Metodologias não Convencionais para a Gestão Social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2009

KOUDELA, Ingrid D. Texto e Jogo. São Paulo, Perspectiva, 1996.

LANGER, Susane. Sentimento e Forma. São Paulo: Perspectiva, 2003.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo Revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas. 2000.

MAFFESOLI, Michel. Elogio da Razão Sensível. Trad. Albert Christophe Migueis Stuckenbruck. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

MERLEAU-PONTY, M-. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1994

MORIN, Edgar. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003

_____________Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. Trad. Catarina Eleonora e Jeane Sawaya. 9 ed- São Paulo: Cortez Brasília, DF: UNESCO, 2004

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1983.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

PESSOA, F. O guardador de rebanhos e outros poemas – Poesia completa de Alberto Caeiro. São Paulo: Landy Editora, 2006

RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no Ensino das Artes Visuais. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

ROCHA, José C. A Reinvenção Solidária e Participativa: estudo sobre redes de extensão universitária do Brasil. Salvador; EDUNEB, 2008.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1963.

_____________. Jogos teatrais na sala de Aula: Um Manual para o professor. Tradução Ingrid Dormien Koudela. São Paulo; Perspectiva, 2008

Internet

BONDIA, Larrosa. Notas sobre o saber e o saber de experiência. Disponível em: . Acesso em 10 mai. 2006

LISPECTOR, Clarisse. ÁguaViva. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2006.

LOURENÇO, Eliana B. Educação Universitária para além do paradigma da modernidade. Tese Doutorado, Campinas-SP, 2005, p. 36. http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=37248463. Acesso em 15 jun/2009

Tese e Dissertação

MOURA, Solange M. S. Tecendo olhares do ser negro: a dinâmica do ensino da arte na construção de espaços de pertencimento de afro-descendentes, 2009. Dissertação (mestrado0 Faculdade de Educação – Universidade federal da Bahia

Published

2013-10-09

How to Cite

MOURA, M. S.; MOURA, M. S.; PIRES, M. C. SALA EM CENA: JOGOS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DO/A GESTOR/A SOCIAL - DOI 10.5216/teri.v1i1.14389. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 1, p. 58–76, 2013. DOI: 10.5216/teri.v1i1.14389. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/14389. Acesso em: 22 dec. 2024.