A Apropriação do Discurso Saudável pela Indústria para Promover Produtos Adoecedores
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v15i1.82294Palavras-chave:
Marketing, Saúde, ConsumoResumo
Com base no marketing como uma engrenagem central do consumo na sociedade contemporânea e na ascensão do discurso saudável, consolidado como um dos pilares centrais do comportamento social e de consumo nas últimas décadas, muitas companhias têm se apropriado dessa narrativa para promover seus produtos, mesmo que estes frequentemente não estejam alinhados à ideologia saudável e sejam prejudiciais à saúde. Para discutir essa problemática, este artigo inicia analisando o exemplo de uma empresa norte-americana de refrigerantes que se tornou um dos maiores e mais longevos patrocinadores de um dos principais eventos esportivos do mundo. Por meio de patrocínios bilionários, a empresa utiliza atletas e slogans para divulgar seus produtos em um contexto completamente desconectado da realidade, já que os refrigerantes são amplamente reconhecidos por seus efeitos nocivos à saúde. No contexto brasileiro, o artigo também investiga como a apropriação do discurso saudável para promover produtos potencialmente prejudiciais à saúde possui um longo histórico. No final do século XIX e início do século XX, empresas, aproveitando-se do precário processo de organização política, estatal e jurídica, além do baixo nível de escolaridade da população, comercializavam produtos como leite condensado – caracterizado por seu valor nutricional limitado e altíssimo teor de açúcar – como substituto ideal do leite materno, e cervejas como tônicos eficazes contra anemia e palidez, inclusive para crianças. Mais recentemente, alimentos ultraprocessados passaram a ser promovidos com termos como "fit", "natural", "integral", "zero açúcar" e "rico em fibras", mesmo quando apresentam elevados níveis de açúcares ocultos, sódio, gorduras saturadas ou aditivos artificiais.
Downloads
Referências
AGÊNCIA SENADO. Adiada votação de proibição de venda de ultraprocessados em cantinas escolares. Senado Notícias. [S.L.], p. 1. nov. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/11/13/adiada-votacao-de-proibicao-de-venda-de-ultraprocessados-em-cantinas-escolares. Acesso em: 26 jan. 2025.
AGUIAR, Viviane. As fantásticas mamadeiras de leite condensado (ou uma história do brigadeiro). Lembraria, [S.L], fev. 2017. Disponível em: https://lembraria.wordpress.com/2017/02/03/as-fantasticas-mamadeiras-de-leite-condensado-ou-uma-historia-do-brigadeiro/. Acesso em: 18 jan. 2025.
AHMED, Murad. Olympics takes gold with $3bn Mengniu Dairy-Coca-Cola deal. Financial Times. [S.L.], p. 1. jun. 2024. Disponível em: https://www.ft.com/content/11568a4a-95a7-11e9-9573-ee5cbb98ed36. Acesso em: 01 fev. 2025.
BAGRICHEVSKY, Marcos et al. Discursos sobre comportamento de risco à saúde e a moralização da vida cotidiana. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 15, n. 1, p. 1699-1708, jun. 2010. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000700081.
BCB - Banco Central do Brasil. Conversor de Moedas. 2025. https://www.bcb.gov.br/conversao. Acesso em: 23/01/2025.
BOUCHEZ, Yann. Coca-Cola and the Olympics: the story behind a sweet relationship. Le Monde. [S.L.], p. 1. maio 2024. Disponível em: https://www.lemonde.fr/en/m-le-mag/article/2024/05/09/coca-cola-and-the-olympics-the-story-behind-a-sweet-relationship_6670926_117.html. Acesso em: 02 fev. 2025.
BUENO, Eduardo; TAITELBAUM, Paula. Vendendo Saúde: a história da propaganda de medicamentos no brasil. Brasília: Anvisa, 2008. 160 p.
BUSE, Kent; BARQUETA, Simon; WETZEL. Let’s end corporate sponsorship of sporting events. Bmj Global Health, v. 386, p. q1774, agp. 2024. http://dx.doi.org/10.1136/bmj.q1744.
COTTER, Trish; MULLIN, Sandra. The Olympic game’s up: it’s time for the IOC to stop promoting sugary drinks. Bmj Global Health, [S.L.], v. 9, n. 8, p. 016586, ago. 2024. BMJ. http://dx.doi.org/10.1136/bmjgh-2024-016586.
DAVIS, John A.. The Olympic Sponsor Case Study: coca-cola. In: DAVIS, John A.. The Olympic Games Effect: how sports marketing builds strong brands. [S.L]: John Wiley & Sons Singapore, 2012. p. 235-244. Https://doi.org/10.1002/9781119199175.ch15.
DEARO, Guilherme. Coca-Cola traz 79 atletas para sua campanha do Rio 2016. Exame. 2016. Disponível em: https://exame.com/marketing/coca-cola-traz-79-atletas-para-sua-campanha-do-rio-2016/. Acesso em: 18 jan. 2025.
DIXON, Helen et al. The impact of unhealthy food sponsorship vs. pro-health sponsorship models on young adults’ food preferences: a randomised controlled trial. Bmc Public Health, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 1, dez. 2018. Springer Science and Business Media LLC. http://dx.doi.org/10.1186/s12889-018-6298-4.
GAETANO, G. de et al. Effects of moderate beer consumption on health and disease: a consensus document. Nutrition, Metabolism And Cardiovascular Diseases, [S.L.], v. 26, n. 6, p. 443-467, jun. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.numecd.2016.03.007.
GIL-PÉREZ, Ignacio et al. Without words: the effects of packaging imagery on consumer perception and response. Current Opinion In Food Science, [S.L.], v. 33, p. 69-77, jun. 2020. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.cofs.2019.12.006.
GLENEIX - Publicerveja. Coca-Cola apresenta peças de seu arquivo na exposição Olímpica do COB. 2013. Disponível em: https://publicidadeecerveja.com/2013/09/16/coca-cola-apresenta-pecas-de-seu-arquivo-na-exposilao-olimploca-do-cob/. Acesso em: 27 jan. 2025.
IOC - International Olympic Committee. Around 5 billion people - 84 per cent of the potential global audience - followed the Olympic Games Paris 2024. International Olympic Committee (IOC). Paris. 2024. Disponível em: https://www.olympics.com/ioc/news/around-5-billion-people-84-per-cent-of-the-potential-global-audience-followed-the-olympic-games-paris-2024. Acesso em: 27 jan. 2025.
JARDIM, Mariana Zogbi et al. Ultra-processed foods increase noncommunicable chronic disease risk. Nutrition Research, [S.L.], v. 95, p. 19-34, nov. 2021. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.nutres.2021.08.006.
JUFFRIE, Mohammad et al. Consumption patterns of sweetened condensed milk in the diet of young Indonesian children and its potential nutritional health consequences. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, [S.L.], v. 29, n. 1, p. 16-26, mar. 2020. Disponível em: https://search.informit.org/doi/abs/10.3316/INFORMIT.088189871591513. Acesso em: 25 jan. 2025.
KARNAL, Nadine et al. Healthy by design, but only when in focus: communicating non-verbal health cues through symbolic meaning in packaging. Food Quality And Preference, [S.L.], v. 52, p. 106-119, set. 2016. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.foodqual.2016.04.004.
LACERDA, Nara. Especialistas revelam as artimanhas da indústria de alimentos no jogo político brasileiro: dossiê mostra interferência das gigantes dos ultraprocessados em determinações que impactam a saúde da população. Brasil de Fato. [S.L.], p. 1. ago. 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/08/24/especialistas-revelam-as-artimanhas-da-industria-de-alimentos-no-jogo-politico-brasileiro. Acesso em: 07 jan. 2025.
M&M – Consultoria de mídia Meio & Mensagem. Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age. Meio & Mensagem. 2024. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/marketing/os-25-maiores-anunciantes-do-mundo-segundo-o-ad-age. Acesso em: 25 jan. 2025.
MONTEIRO, Carlos et al. Ultra-processed foods: what they are and how to identify them. Public Health Nutrition, [S.L.], v. 22, n. 5, p. 936-941, 12 fev. 2019. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.1017/s1368980018003762.
PĘDŁOWSKI, Marcos. Tereza Cristina: de ‘musa do veneno’ a ‘rainha dos ultraprocessados’. de “musa do veneno” a “rainha dos ultraprocessados”. 2020. Disponível em: https://blogdopedlowski.com/2020/09/20/tereza-cristina-de-musa-do-veneno-a-rainha-dos-ultraprocessados/. Acesso em: 29 jan. 2025.
PH - Propagandas Históricas. Acervo. 2025. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/. Acesso em: 25 jan. 2025.
REINDEL, Jim. Coca Cola and BPCE to sponsor 2024 Paris Torch relay. INFOBAE. 2022. Disponível em: https://www.infobae.com/aroundtherings/articles/2022/09/15/coca-cola-and-bpce-to-sponsor-2024-paris-torch-relay/. Acesso em: 24 jan. 2025.
REIS JR., Dalmir. História da publicidade e propaganda. Propagandas Históricas, 2019. Disponível em: https://www.propagandashistoricas.com.br/2019/01/historia-da-publicidade-e-propaganda.html. Acesso em: 24 jan. 2025.
RIPPE, James M.. Lifestyle Medicine: the health promoting power of daily habits and practices. American Journal Of Lifestyle Medicine, [S.L.], v. 12, n. 6, p. 499-512, 20 jul. 2018. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1559827618785554.
SANSÃO, Luiza. Escolas livres de ultraprocessados são uma realidade inevitável?: cidade do Rio avança com lei que proíbe esses produtos no espaço escolar, mas debate no estado e em Sp sofre com lobby. Brasil de Fato. [S.L.], p. 1. out. 2024. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/10/08/escolas-livres-de-ultraprocessados-sao-uma-realidade-inevitavel. Acesso em: 02 fev. 2025.
SANTOS, Manoel Antônio dos et al. Corpo, saúde e sociedade de consumo: a construção social do corpo saudável. Saúde e Sociedade, [S.L.], v. 28, n. 3, p. 239-252, set. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902019170035.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SCHMITZ, Bethsáida de Abreu Soares et al. A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis: uma proposta metodológica de capacitação para educadores e donos de cantina escolar. Cadernos de Saúde Pública, [S.L.], v. 24, n. 2, p. 312-322, 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008001400016.
SCOFIELD, Laura; MACIEL, Alice. Lobby à mesa: como a indústria age para manter ultraprocessados na dieta do brasileiro. Brasil de Fato. 2024. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/06/18/lobby-a-mesa-como-a-industria-age-para-manter-ultraprocessados-na-dieta-do-brasileiro. Acesso em: 26 jan. 2025.
SHASTA, Layla. Barra de cereal, granola e mais: veja 5 alimentos que parecem saudáveis, mas nem sempre são. Estadão. [S.L.], p. 1. jul. 2024. Disponível em: https://www.estadao.com.br/saude/barra-de-cereal-granola-e-mais-veja-5-alimentos-que-parecem-saudaveis-mas-nem-sempre-sao-nprm. Acesso em: 26 jan. 2025.
SILVA, Danielle Cristina Guimarães da et al. Consumo de bebidas açucaradas e fatores associados em adultos. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 24, n. 3, p. 899-906, mar. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232018243.05432017.
SOHRABVANDI, S. et al. Health-Related Aspects of Beer: a review. International Journal Of Food Properties, [S.L.], v. 15, n. 2, p. 350-373, mar. 2012. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/10942912.2010.487627.
STACCIARINI, João Henrique Santana. A consolidação do setor farmacêutico na economia global: crescimento, influência, desvios e marketing. 2023. 167 f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/13177. Acesso em: 10 jan. 2025.
STACCIARINI, João Henrique Santana. A publicidade de medicamentos no Brasil. Sociedade & Natureza, [S.L.], v. 36, n. 1, p. 1, 4 jul. 2024a. PPUFU - Portal de Periódicos da Universidade Federal de Uberlândia. http://dx.doi.org/10.14393/sn-v36-2024-72114.
STACCIARINI, João Henrique Santana. Da Penicilina ao Trilhão: estratégias, influência e desvios no setor farmacêutico. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 14, n. 1, p. e14116, 2024e. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/80788. Acesso em: 27 jan. 2025.
STACCIARINI, João Henrique Santana. O Setor Farmacêutico Global: números e dinâmicas. Caminhos de Geografia, [S.L.], v. 25, n. 101, p. 240-251, 3 out. 2024b. http://dx.doi.org/10.14393/rcg2510171398.
STACCIARINI, João Henrique Santana. Research and Development (R&D) in the Pharmaceutical Sector advances, limitations, selectivity, and neglect. Revista Terceiro Incluído, [S.L.], v. 14, n. 1, p. 14109, 6 ago. 2024d. Universidade Federal de Goiás. http://dx.doi.org/10.5216/teri.v14i1.79594.
STACCIARINI, João Henrique Santana. Poder, disputas e geopolítica no setor farmacêutico. Geopauta, [S.L.], v. 8, p. 14550, 6 dez. 2024c. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Edições UESB. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e14550.
THE OLYMPIC GAMES. Discover the numbers behind Paris 2024. Athlete365 - Paris. 2024. Disponível em: https://www.olympics.com/athlete365/news/paris2024/discover-the-numbers-behind-paris-2024. Acesso em: 27 jan. 2025.
VARTANIAN, Lenny R. et al. Effects of Soft Drink Consumption on Nutrition and Health: a systematic review and meta-analysis. American Journal Of Public Health, [S.L.], v. 97, n. 4, p. 667-675, abr. 2007. American Public Health Association. http://dx.doi.org/10.2105/ajph.2005.083782.
VILLEGAS, Paulina. Cristiano Ronaldo snubbed Coca-Cola. The company’s market value fell $4 billion. The Washington Post. Washington, D.C., U.S. jun. 2021. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/sports/2021/06/16/cristiano-ronaldo-coca-cola/. Acesso em: 22 jan. 2025.
VODOVOTZ, Yoram et al. Prioritized Research for the Prevention, Treatment, and Reversal of Chronic Disease: recommendations from the lifestyle medicine research summit. Frontiers In Medicine, [S.L.], v. 7, p. 1, 22 dez. 2020. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/fmed.2020.585744.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Henrique Rodrigues Stacciarini, Jean Silveira dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.