Letramento Digital e Inclusão na Educação
Um Estudo com Responsáveis de Alunos em Aparecida de Goiânia (GO)
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v15i1.81997Palavras-chave:
Letramento digital, Inclusão digital, Habilidades digitais, Educação, Aparecida de GoiâniaResumo
Este estudo investigou o nível de letramento digital dos responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Cidade Satélite São Luís, em Aparecida de Goiânia, e a influência na educação e inclusão digital das crianças. O problema central abordou as dificuldades encontradas pelos responsáveis no uso de ferramentas digitais para apoiar a educação dos filhos. O objetivo geral foi analisar as habilidades digitais desses responsáveis e identificar as áreas que necessitavam de aprimoramento. A pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa, com a aplicação de questionários para coleta de dados. Os resultados mostraram que a maioria dos responsáveis possuía habilidades básicas, como o uso de aplicativos de mensagens e a realização de pesquisas online. Entretanto, foi identificada uma baixa adesão a plataformas educacionais específicas, como a “Vou Ler”. A discussão apontou para o interesse de 63% dos responsáveis em receber treinamentos digitais, destacando a necessidade de investimentos em capacitação. As considerações finais enfatizaram que, apesar da alta conectividade, há lacunas no uso de tecnologias educacionais, sugerindo a necessidade de programas contínuos de formação digital para os responsáveis e estudos adicionais em outras escolas da rede municipal.
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