A Escrita de Si

a compreensão do mundo pela beleza dos versos e reversos poéticos

Autores

  • Euzemar Fátima Lopes Siqueira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v14i1.78905

Palavras-chave:

Arte, Geografia, Escrita de Si, Literatura, Poesia

Resumo

Escrevivência é um termo que foi criado pela escritora Conceição Evaristo para descrever a experiência de vida e escrita da sua resistência e resiliência diante das adversidades, para trabalho foi usado esse termo com vistas a mostrar a escrita de si. Diante desse aspecto, o objetivo deste artigo foi demonstrar a importância de integrar a literatura, a arte e sua relação com a geografia contemporânea, a partir da vivência da autora e sua aplicabilidade no ensino escolar de geografia. Portanto, a metodologia usada foi a autobiografia, desenvolvido a partir da vivência com a poesia e no intuito de compreender o gênero poético. Assim foi elaborada a oficina “Literatura pela Geografia: Ateliê de Poesia, na XXII Semana da Geografia-UFMT - A Geografia Contemporânea face aos Desafios Locais e Perspectiva Globais”.  Incluindo o uso de técnicas manuais, como o bordado de poesias e a apresentação de bonecos que representam poetas e poetisas da região metropolitana do vale do Rio Cuiabá e seu entorno, no estado de Mato Grosso. Como resultado, observou-se um maior envolvimento dos participantes com a elaboração de poesias de cunho próprio, bem como um reconhecimento da necessidade de abordar as narrativas geográficas, a arte e a poesia como forma de estimular nos estudantes o hábito de leitura e escrita

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Biografia do Autor

Euzemar Fátima Lopes Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), Professora Efetiva da Secretaria de Estado de Educação (Seduc - MT)

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Publicado

2024-06-25

Como Citar

SIQUEIRA, E. F. L. A Escrita de Si: a compreensão do mundo pela beleza dos versos e reversos poéticos. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 14, n. 1, p. e14107, 2024. DOI: 10.5216/teri.v14i1.78905. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/78905. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS