A Importância da Didática do Ensino Superior no Estímulo ao Autoconhecimento

uma alternativa de sobrevivência para o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v14i1.76562

Palavras-chave:

Didática, Educação superior, Futuro, Gestão da emoção, TICs

Resumo

O artigo fala na importância do debate em torno do tema autoconhecimento como alternativa à sobrevivência psicológica de profissionais do futuro neste século das inovações tecnológicas e da Inteligência artificial. Mostraremos a viabilidade da aposta na Didática de Ensino na Educação Superior para auxiliar estudantes de graduação adotarem autoconhecimento. Considerando que sobreviverão no mercado de trabalho competitivo quem gerir as próprias emoções, falaremos na urgência do investimento nesta premissa. Trabalhar a gestão das emoções é essencial e ao mesmo tempo uma alternativa a preservar os profissionais do futuro, garantindo-lhes, melhor atuação no mundo competitivo das pressões impostas pelo meio digital que desafia o psicológico humano de forma avassaladora. Olhando por este viés, enxergamos a eficácia do desafio e a justificativa da proposta. O objetivo é provocar o sistema de Ensino Superior sobre a capacidade de investir na Didática de Ensino com recursos que oportunizem uma nova mentalidade permitindo um pensamento com técnicas e estímulos ao autocontrole. Assim sendo, o estudo bibliográfico perpassa por sugestivas teorias para ajudar o leitor entender a finalidade da proposta. Que a Didática de ensino sirva de fomento à nova perspectiva, seja protagonista e não fique no anonimato

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Biografia do Autor

Antônio Carlos da Rocha, EMEF Fernando de Azevedo, Ouro Preto do Oeste, Rondônia, Brasil, tiotoninhoopo@hotmail.com

Doutorando em Educação Superior na Universidad de Palermo - Argentina.

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

ROCHA, A. C. da. A Importância da Didática do Ensino Superior no Estímulo ao Autoconhecimento: uma alternativa de sobrevivência para o futuro. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 14, n. 1, p. e14104, 2024. DOI: 10.5216/teri.v14i1.76562. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/76562. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos