INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO E INSTITUIÇÕES CULTURAIS POTIGUARES: REDES DE SOCIABILIDADE NA PRIMEIRA REPÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.56026Palavras-chave:
Intelectuais, História da Educação, Sociabilidades.Resumo
As primeiras décadas do século XX no Rio Grande do Norte são marcadas por um movimento de diversas transformações políticas, sociais e culturais, nas quais uma elite intelectual participou ativamente e que se tornou pioneira no processo de modernização da educação no Estado. Diante disso, este artigo tem como objetivo discutir as redes de sociabilidade construídas por estes intelectuais da educação na Primeira República. Nesse intuito, adotam-se como fontes as atas das instituições culturais e publicações em jornais e revistas. Para a análise, nos pautamos, principalmente, nas deliberações de Roger Chartier, Maurice Agulhon e Jean Sirinelli que nos auxiliam a compreender as relações destes intelectuais construídas a partir dos espaços por eles ocupados. Os intelectuais circulavam por diferentes espaços que possibilitavam e legitimavam a sua atuação na sociedade potiguar, como, por exemplo, a Associação de Professores do Rio Grande do Norte, a Liga de Ensino e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Nestes espaços, educadores como Manoel Dantas, Nestor Lima, Henrique Castriciano e José Augusto construíam relações sociais e políticas, discutiam e faziam circular seus projetos educacionais e suas ideias que orientaram a educação no período.
Palavras-chave: Intelectuais. História da Educação. Sociabilidades.