EAD NO NÍVEL SUPERIOR BRASILEIRO: AÇÕES QUE AUMENTAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS À PLATAFORMA DE ENSINO

Autores

  • Edson Demétrio Leal Faculdade Tecnológica de São Paulo / FATEC
  • Alex Paubel Junger Faculdade de Tecnologia Termomecânica / Universidade Cruzeiro do Sul
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v9i1.56011

Palavras-chave:

Gameficação, EAD, Ensino Superior EAD

Resumo

Este trabalho propõe a discussão entre os ambientes virtuais e as mídias de comunicação no processo ensino aprendizagem, identificando as principais atividades desenvolvidas pelos alunos nas plataformas, bem como identificar ações que estão sendo desenvolvidas pelas instituições de ensino superior com o objetivo de incentivar os alunos a acessarem as plataformas de ensino com maior frequência, de uma forma regular e interativa a fim de inseri-los no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, se investiga a quantidade média de acesso à plataforma de ensino e acessos as outras mídias digitais que não estejam ligadas ao processo de ensino aprendizagem, mas que poderão ser introduzidas na plataforma de ensino para estimular maior acesso ao ambiente de estudo e induzir o aluno à produção da aprendizagem. Entre as formas de fomentar essas ações foi criado um ambiente de simulação apresentando um espaço para divulgação de emprego e classificados (compra e venda de produtos), a fim de investigar se essas ferramentas aplicadas nas plataformas de ensino contribuem para gerar interesse e fomentar o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa de campo demonstrou uma relação de maior acesso com esses instrumentos e maior leitura dos conteúdos de estudo, após essa aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Paubel Junger, Faculdade de Tecnologia Termomecânica / Universidade Cruzeiro do Sul

Pós-Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Educacional da Faculdade de Tecnologia Termomecânica.

Luiz Henrique Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

LEAL, E. D.; JUNGER, A. P.; AMARAL, L. H. EAD NO NÍVEL SUPERIOR BRASILEIRO: AÇÕES QUE AUMENTAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS À PLATAFORMA DE ENSINO. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 9, n. 1, p. 195–208, 2019. DOI: 10.5216/teri.v9i1.56011. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/56011. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS