REFORMAR O PENSAMENTO HUMANO PELA VIA ECOFORMADORA DA TRANSDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v8i1.54820Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Educação Escolar, Ecoformação.Resumo
Pensar a transdisciplinaridade como via para educação escolar é reconectar os saberes desconexos e sensibilizar os processos formativos escolares. É ainda realizar uma educação para o desenvolvimento humano. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir brevemente sobre as contribuições da transdisciplinaridade para a educação, bem como discutir sobre a importância da ecoformação para (trans)formação do sujeito ecológico. A tríade sociedade-indivíduo-natureza precisa ser amplamente debatida e explorada no espaço social da escola para a ampliação das consciências dos aprendizes. Dessa forma, a ecoformação apresenta-se como um caminho para se desenvolver práticas trandisciplinares no chão da escola. Ecoformar é ensinar a cuidar de si, dos outros e da Terra-pátria. Assim, defende-se nesse ensaio teórico uma educação escolar que colabore no processo de reforma do humano proposto por Edgar Morin. A via ecoformadora da transdisciplinaridade surge como estrada a seguir.