POR UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR NAS TICS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36582
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36582Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação AmbientalResumo
O presente texto tem por objetivo discutir as relações que a transdisciplinaridade e o pensamento complexo possuem com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na perspectiva de serem apropriados enquanto instrumentais para a Educação Ambiental (EA). No seu desenvolvimento, contou com referenciais teóricos que discutem o olhar transdisciplinar nas ciências, como alternativa aos paradigmas que dicotomizaram as relações ser humano e natureza. Assim como, a questão dos diferentes níveis de realidade e suas possibilidades em novas percepções sobre determinado objeto científico. Desta forma, abre-se caminho para discutir a questão das TICs e suas potencialidades, evidenciando um olhar transdisciplinar e novas percepções dos produtos tecnológicos aplicado a EA. Considerou-se que tais tecnologias, quando democratizadas e apropriadas podem contribuir para construção e disseminação de conhecimentos, e na formação de uma consciência ecológica.