CENÁRIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS: A COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE LEGITIMANDO A DIVERSIDADE E O “HABITAR HUMANO”. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36361

Autores

  • Maria Dolores FORTES ALVES Professora da Universidade Federal de Alagoas, Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro -ES);. Assessora Educacional; Palestrante; Autora de diversos artigos e livros. Homepage: http://www.edupsicotrans.net

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36361

Palavras-chave:

diversidade, complexidade, transdisciplinaridade, aprendizagem integradora

Resumo

O que se propõe apresentar aqui, constitui-se um tecido miscigenado, bordado de práticas e teorias, procurando traduzir a beleza do momento em que a ciência se mistura com a vida. Através da reflexão, desejamos que as Estratégias de Aprendizagem Integradoras, favoreçam o “habitar o humano” e , que com elas, o humano faça-se autor de sua palavra, vida e sonhos. Que os seres em sua diversidade, comunguem com o universo, o sopro supremo da vida. E, que pelo acolhimento da diversidade, possamos nos dar conta de que só o amor permite criar um mundo comum, habitando-o e habitando-se. Que pelo acolhimento da diversidade nos demos conta de que só “temos o mundo que criamos com o outro, e que só o amor nos permite criar esse mundo em comum”. (MATURANA; VARELA, 1995, p. 256).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Dolores FORTES ALVES, Professora da Universidade Federal de Alagoas, Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro -ES);. Assessora Educacional; Palestrante; Autora de diversos artigos e livros. Homepage: http://www.edupsicotrans.net

Professora da Universidade Federal de Alagoas, Doutora e Mestre em Educação- PUC/SP (CNPq),UB (Barcelona); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga-UNISA; Pós-Graduada em Distúrbios da Aprendizagem - UBA (Universidade de Buenos Aires); Especialista em Educação em Valores Humanos; Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro -ES);. Assessora Educacional; Palestrante; Autora de diversos artigos e livros. Homepage: http://www.edupsicotrans.net; e-mail: mdfortes@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

FORTES ALVES, M. D. CENÁRIOS E ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS: A COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE LEGITIMANDO A DIVERSIDADE E O “HABITAR HUMANO”. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36361. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 315–338, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36361. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36361. Acesso em: 23 abr. 2024.