DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: COMPARTILHANDO NARRATIVAS E CRIANDO CENÁRIOS FORMATIVOS. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36360
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36360Palavras-chave:
Docência transdisciplinar, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Cenários Formativos, TICs na EducaçãoResumo
A busca por conhecer implicações do mundo virtual para o cenário educacional e para as práticas docentes na educação superior fez nascer este estudo que tem como objetivos discutir as diversas possibilidades de inserção das tecnologias na educação superior, caracterizar a relação entre os ambientes virtuais de aprendizagem e a transdisciplinaridade, bem como propor elementos constituintes de cenários formativos transdisciplinares. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado com 6 professores universitários, cujas práticas na docência virtual foram consideradas transdisciplinares pelos gestores de seus cursos de graduação. Na construção dos dados, utilizou-se narrativas de itinerários formativos e a análise de conteúdo foi utilizada como procedimento para discutir os dados. Percebe-se a contribuição dos ambientes virtuais de aprendizagem para a descoberta de novos caminhos em direção à prática docente em ambiente universitário presencial e virtual e a necessária renovação das bases paradigmáticas que fundamentam as ações educacionais, condição sine qua non para a melhoria da educação em geral. Exige-se, pois, novos saberes e conhecimentos, que deverão ser desenvolvidas para que possamos continuar aprendendo ao longo da vida, inclusive aprendendo a viver e conviver com as diferenças, compreendendo as diversidades e adversidades, reconhecendo a pluralidade e a multidimensionalidade da realidade.