DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: COMPARTILHANDO NARRATIVAS E CRIANDO CENÁRIOS FORMATIVOS. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36360

Autores

  • Michelle Jordão MACHADO Assessora das áreas de Educação Básica e Superior da União Marista do Brasil - UMBRASIL. Participa do grupo de pesquisa ECOTRAND,

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36360

Palavras-chave:

Docência transdisciplinar, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Cenários Formativos, TICs na Educação

Resumo

A busca por conhecer implicações do mundo virtual para o cenário educacional e para as práticas docentes na educação superior fez nascer este estudo que tem como objetivos discutir as diversas possibilidades de inserção das tecnologias na educação superior, caracterizar a relação entre os ambientes virtuais de aprendizagem e a transdisciplinaridade, bem como propor elementos constituintes de cenários formativos transdisciplinares. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado com 6 professores universitários, cujas práticas na docência virtual foram consideradas transdisciplinares pelos gestores de seus cursos de graduação. Na construção dos dados, utilizou-se narrativas de itinerários formativos e a análise de conteúdo foi utilizada como procedimento para discutir os dados. Percebe-se a contribuição dos ambientes virtuais de aprendizagem para a descoberta de novos caminhos em direção à prática docente em ambiente universitário presencial e virtual e a necessária renovação das bases paradigmáticas que fundamentam as ações educacionais, condição sine qua non para a melhoria da educação em geral. Exige-se, pois, novos saberes e conhecimentos, que deverão ser desenvolvidas para que possamos continuar aprendendo ao longo da vida, inclusive aprendendo a viver e conviver com as diferenças, compreendendo as diversidades e adversidades, reconhecendo a pluralidade e a multidimensionalidade da realidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Jordão MACHADO, Assessora das áreas de Educação Básica e Superior da União Marista do Brasil - UMBRASIL. Participa do grupo de pesquisa ECOTRAND,

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Assessora das áreas de Educação Básica e Superior da União Marista do Brasil - UMBRASIL. Participa do grupo de pesquisa ECOTRAND, coordenado pela professora Drª Maria Cândida Moraes. E-mail: michellejm@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

MACHADO, M. J. DOCÊNCIA TRANSDISCIPLINAR EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: COMPARTILHANDO NARRATIVAS E CRIANDO CENÁRIOS FORMATIVOS. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36360. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 287–314, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36360. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36360. Acesso em: 19 maio. 2024.