FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR: COM A PALAVRA, OS LICENCIANDOS. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36357
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36357Palavras-chave:
Complexidade, Transdisciplinaridade, formação inicial de professores, licenciatura, PIBID, CiênciasResumo
Esse artigo apresenta conclusões preliminares obtidas a partir da pesquisa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com dez alunos de quatro cursos de licenciaturas, em uma universidade federal. A pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório, com o objetivo geral de verificar o que pensam os licenciandos sobre o seu preparo para atuar como docentes na Educação Básica. Para isso, procurou-se identificar como os licenciandos percebem a influência das disciplinas de licenciatura cursadas na Faculdade de Educação (FE) e em seus próprios departamentos; se participar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes (PIBID) durante o curso tem influência marcantemente positiva ou negativa sobre essa formação docente; e se eles se sentem preparados para o exercício da docência. Durante as entrevistas, novas questões foram acrescentadas, assumindo-se uma atitude aberta do pesquisador ao acaso, segundo as propostas de Edgar Morin (1999; 2005). Pode-se concluir que os estudantes entrevistados dos cursos de licenciatura em Filosofia, em Física, em Química e em Matemática: (1) não consideram que as disciplinas cursadas na Faculdade de Educação tiveram significativa influência positiva na sua formação; (2) que a participação no PIBID favorece a opção pela docência e prepara melhor para o exercício da profissão; e (3) que ao final do curso não se sentem preparados para atuar como docentes. O estudo aponta para a urgência na implementação de mudanças nos currículos de licenciaturas em direção à Complexidade e Transdisciplinaridade. Para uma transformação na formação docente, será preciso uma reforma paradigmática que valorize a multidimensionalidade do sujeito cognoscente, sensível e corporal, conectado com as diferentes realidades.