CRIATIVIDADE NA PESQUISA ACADÊMICA: MÉTODO-CAMINHO NA PERSPECTIVA DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36356
DOI:
https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36356Palavras-chave:
Criatividade, Complexidade, Transdisciplinaridade, Fenomenologia, EpistemologiaResumo
O presente artigo é fruto de reflexões extraídas de um projeto de pesquisa de doutorado, que teve por finalidade questionar as estruturas epistemológicas e teóricas de áreas que padecem dos efeitos da endogenia, propondo, como estratégia de abordagem do problema, explorar os componentes da criatividade na condução da metodologia. Trata-se de um texto reflexivo, de caráter teórico e que busca acercar-se do que podemos compreender como a expressão da criatividade do pesquisador aplicada ao conceito de método-caminho. A discussão segue seu fluxo tecendo uma abordagem centrada em pressupostos da fenomenologia, com suporte nas perspectivas complexa e transdisciplinar. Intenciona provocar e orientar pesquisadores a romper com a cultura do óbvio, da previsibilidade, resistindo à comodidade de seguir um conjunto de procedimentos padronizados que coíbem o pensamento e encurtam a visão. A partir das reflexões aqui propostas, sugerimos um modo de investigar que requer uma postura divergente, de abertura e de flexibilidade no desenvolvimento do método, atendendo e, ao mesmo tempo, não se permitindo restringir pelos critérios de rigor imprescindíveis ao trabalho científico. A proposta visa a estimular a adoção de uma metodologia crítica, mais reflexiva e menos instrumentalista, preocupando-se com o aprofundamento dos aspectos epistemológicos e teóricos do método.
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