CRIATIVIDADE NA PESQUISA ACADÊMICA: MÉTODO-CAMINHO NA PERSPECTIVA DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36356

Autores

  • Olzeni Costa RIBEIRO Universidade Católica de Brasília (UCB/DF/Brasil). Pesquisadora do Grupo de pesquisa Criatividade e Expertise. Autora do livro Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções, juntamente com Maria Cândida Moraes, 1ª edição, UNESCO, 2014.

DOI:

https://doi.org/10.5216/teri.v5i1.36356

Palavras-chave:

Criatividade, Complexidade, Transdisciplinaridade, Fenomenologia, Epistemologia

Resumo

O presente artigo é fruto de reflexões extraídas de um projeto de pesquisa de doutorado, que teve por finalidade questionar as estruturas epistemológicas e teóricas de áreas que padecem dos efeitos da endogenia, propondo, como estratégia de abordagem do problema, explorar os componentes da criatividade na condução da metodologia. Trata-se de um texto reflexivo, de caráter teórico e que busca acercar-se do que podemos compreender como a expressão da criatividade do pesquisador aplicada ao conceito de método-caminho. A discussão segue seu fluxo tecendo uma abordagem centrada em pressupostos da fenomenologia, com suporte nas perspectivas complexa e transdisciplinar. Intenciona provocar e orientar pesquisadores a romper com a cultura do óbvio, da previsibilidade, resistindo à comodidade de seguir um conjunto de procedimentos padronizados que coíbem o pensamento e encurtam a visão. A partir das reflexões aqui propostas, sugerimos um modo de investigar que requer uma postura divergente, de abertura e de flexibilidade no desenvolvimento do método, atendendo e, ao mesmo tempo, não se permitindo restringir pelos critérios de rigor imprescindíveis ao trabalho científico. A proposta visa a estimular a adoção de uma metodologia crítica, mais reflexiva e menos instrumentalista, preocupando-se com o aprofundamento dos aspectos epistemológicos e teóricos do método.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olzeni Costa RIBEIRO, Universidade Católica de Brasília (UCB/DF/Brasil). Pesquisadora do Grupo de pesquisa Criatividade e Expertise. Autora do livro Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções, juntamente com Maria Cândida Moraes, 1ª edição, UNESCO, 2014.

Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB/DF/Brasil). Pesquisadora do Grupo de pesquisa Criatividade e Expertise. Autora do livro Criatividade em uma perspectiva transdisciplinar: rompendo crenças, mitos e concepções, juntamente com Maria Cândida Moraes, 1ª edição, UNESCO, 2014. olzeni.ribeiro@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

RIBEIRO, O. C. CRIATIVIDADE NA PESQUISA ACADÊMICA: MÉTODO-CAMINHO NA PERSPECTIVA DE UMA FENOMENOLOGIA COMPLEXA E TRANSDISCIPLINAR. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36356. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 189–215, 2015. DOI: 10.5216/teri.v5i1.36356. Disponível em: https://revistas.ufg.br/teri/article/view/36356. Acesso em: 24 abr. 2024.